Foto: Divulgação
O diretor-geral da ADAB, Maurício Bacelar 03 de abril de 2020 | 18:30

ADAB vistoria propriedades para certificação de abate de jumentos

bahia

Os frigoríficos interessados em comercializar carne e pele de jumentos já se movimentam em busca de garantir estrutura adequada para fazer frente à portaria recém-publicada pela ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) de normatização de trânsito e abate que, entre os principais requisitos para liberação do funcionamento, determina que esteja assegurado o bem-estar dos animais.

Equipes da ADAB vistoriaram na quinta (1º) uma fazenda no município de Caraíbas, interessada em conquistar o certificado de PROTEA (Propriedade de Triagem e Espera de Animais) e através do uso das imagens de satélite e outras captadas pelos drones da agência, foi realizada a avaliação da propriedade.

“Esse é o primeiro passo para que os frigoríficos possam proceder o abate, estamos vistoriando as propriedades para conceder ou não o registro”, explica o diretor-geral da agência, Maurício Bacelar.

Durante a visita, toda a estrutura da propriedade passa por avaliação, desde a condição do terreno, se existe água, alimentação, cerca e também curral de contenção dos animais. A inspeção prévia acontece para avaliar se a propriedade atende às características exigidas para PROTEAS, previstas pela Portaria 013/2020.

“O trabalho é de reconhecimento, onde verificamos se a propriedade oferece condições de recepção e manutenção dos animais até a transferência para os frigoríficos ou propriedades de cria”, ressalta Maurício.

Comentários