Foto: Divulgação/Arquivo
Fábio Villas Boas seria o nome ideal para a vice da candidata do PT à Prefeitura 03 de abril de 2020 | 15:27

Coronavírus pode impedir desincompatibilização de Prates e plano de vice para Fábio

exclusivas

Os secretários da Saúde estadual, Fábio Villas Boas, e municipal, Léo Prates, vivem dilemas com relação às suas vidas políticas em decorrência da guerra contra o coronavírus.

Maior personagem no combate à doença no governo estadual, Fábio era cotado para sair vice da major Denice Santiago, nome do governador Rui Costa (PT) à sucessão do prefeito ACM Neto (DEM).

O excepcional desempenho do secretário nas ações contra a pandemia na Bahia, no entanto, tornam seu nome praticamente imprescindível no time do governador para tocar o combate à Covid-19.

Até o nome do médico Roberto Badaró, infectologista famoso que elogiou as ações do Estado contra a doença, teria tido seu nome ventilado para substituí-lo.

O problema é a avaliação de gente junto a Rui que considera péssimo tirar Fábio neste momento, o que poderia passar a ideia de que o governador pensa mais na política do que na saúde da população.

O mesmo dilema vive o secretário municipal de Saúde. Com o prazo de desincompatibilização expirando hoje, há quem diga, no Palácio Thomé de Souza, que pode ficar difícil para o prefeito ACM Neto (DEM) liberá-lo para a eleição.

Apesar de não ter aparecido tanto quanto Fábio, mesmo estando numa posição de destaque neste momento, Prates pensava em disputar a vice do candidato a prefeito Bruno Reis (DEM).

Sob a mesma análise, muita gente tem desaconselhado que o prefeito o libere neste momento para não passar também a idéia de que a prioridade é a política e não cuidar das pessoas, slogan que Neto cunhou nacionalmente.

Comentários