Foto: Reprodução/Facebook/Arquivo
18 de maio de 2020 | 09:17

Colbert explica cuidados em caso de contágio por coronavírus: ‘São parecidos com os da hepatite’

interior

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), explicou neste domingo (17) os cuidados que as pessoas devem ter em caso de contaminação por coronavírus. Médico e professor de epidemiologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Colbert afirma que as medidas de cuidado para alguém com a Covid-19 são muito parecidas com aquelas adotadas por quem tem hepatite, seja viral ou bacteriana.

“Tanto por coronavírus quando por hepatite, o isolamento é fundamental para evitar que outras pessoas sejam contaminadas. Então, todos os objetos têm que ser separados, desde roupas, toalhas, pratos, copos, talheres. A pessoa tem que ficar no seu local, isolada, não pode, por exemplo, comer junto com as outras pessoas na mesa. As pessoas que têm hepatite também transmitem pelas fezes, como no coronavírus. Então, ao usar o vaso sanitário, é fundamental lavar com água sanitária”, explicou o prefeito.

Colbert alerta, contudo, que é preciso evitar pânico. “É preciso manter a calma e ter cautela. Em pânico, ao invés de tomar os cuidados necessários, a pessoa passa a adotar situações que não são adequadas. Inclusive, dentro de casa, é fundamental também o uso de máscara e manter a separação de tudo e de todos”, disse.

Outro alerta feito pelo prefeito é em relação a medicamentos como Ivermectina e Hidroxicloroquina. “Tenho visto pessoas falando sobre o uso de Ivermectina, que é usado para combater vermes, mas não há nenhuma segurança de que funciona no tratamento do coronavírus. E a própria hidroxicloroquina, não pode ser usada sem orientação médica. É preciso entender que, enquanto não tiver vacina, não podemos ficar inventando”, frisou.

O prefeito também afirma que as pessoas com coronavírus costumam ficar sem apetite, mas é importante manter uma boa alimentação, de maneira a reforçar o sistema imunológico com alimentos potentes em vitamina C e E.

Comentários