Foto: Manu Dias/GOVBA
30 de junho de 2020 | 14:57

Carreata do Dois de Julho: pré-candidatos a prefeito se afastam de ato para evitar ‘incoerência’ em discursos

exclusivas

Diante da pandemia do novo coronavírus, as comemorações do tradicional desfile do Dois de Julho, que celebra o aniversário da Independência do Brasil na Bahia e se torna uma grande festa política em anos eleitorais, não irão acontecer em 2020 como nos últimos anos.

Para que a data não passe em branco na capital, o prefeito ACM Neto (DEM) revelou que pretende realizar uma comemoração simbólica. O democrata planeja fazer o hasteamento da bandeira no Largo da Lapinha, onde o cortejo sempre dá o seu pontapé inicial.

O ato, porém, ainda não está confirmado, mas deverá contar apenas com a presença do governador Rui Costa (PT), ou seja, sem os pré-candidatos à Prefeitura ou à Câmara Municipal de Salvador (CMS), que se utilizam da festa como uma espécie de “termômetro de popularidade”.

Uma das alternativas pensadas é a carreata em Defesa da Vida e da Democracia que vários partidos programam para o 2 de Julho. Este Política Livre fez um levantamento com todos os postulantes ao Palácio Thomé de Souza para saber quem marcará presença na manifestação.

Dentre os nomes, apenas o deputado federal Bacelar, nome que representará o Podemos nas urnas, e a deputada federal Lídice da Mata, do PSB, confirmaram. O vice-prefeito Bruno Reis, pré-candidato pelo DEM, ainda não teve a sua agenda fechada para o dia, conforme informou a sua assessoria.

Pelo PT, a major Denice Santiago não participará da carreata, “pois acredita que se trataria de um contrassenso diante das defesas feitas pelo partido e por ela pessoalmente pelo isolamento desde o início da pandemia”.

“Cada partido atua conforme as suas convicções e possuem a liberdade democrática na tomada de suas decisões, contudo nós do PT entendemos que devemos evitar aglomerações e ficar em casa neste momento, diante das questões sanitárias que urgem”, justificou a ex-comandante da Ronda Maria da Penha.

A deputada estadual Olívia Santana, pré-candidata pelo PCdoB, também será uma baixa no ato. “Respeito o movimento, mas votei a favor das normas sanitárias, especialmente no que se refere ao isolamento social. Tenho que ser coerente e dar o exemplo”, declarou a comunista.

Da mesma forma, Eleusa Coronel, que é pré-candidata pelo PSD, o administrador Celsinho Cotrim, representante do PROS, o deputado federal Pastor Sargento Isidório, do Avante, assim como o deputado estadual Niltinho, do PP, também ficarão de fora.

Pré-candidato pelo PRTB, o vereador bolsonarista Cézar Leite não deverá marcar presença, já que o evento também é contra o chefe do Palácio do Planalto. A sua assessoria foi procurada por este Política Livre, mas não deu sinal até o momento desta publicação.

Mateus Soares
Comentários