Foto: Divulgação/Arquivo
O secretário municipal de Saúde com Jean Sacramento, presidente municipal do Patriotas, que nomeou para chefe de Gabinete 23 de junho de 2020 | 15:36

Com Patriotas e PSDB, Léo Prates se arma para o que der e vier na Praça Municipal

exclusivas

No que foi interpretado como um golpe de mestre na área municipal, o secretário municipal de Saúde, Leo Prates, nomeou Jean Sacramento, presidente do Patriotas em Salvador, para sua chefia de gabinete.

Apesar de ter perdido as condições de disputar a Prefeitura ou a vice do pré-candidato Bruno Reis (DEM), ao perder o prazo de desincompatibilização, Prates faz nítido movimento para se fortalecer no campo municipal.

As estimativas são de que o Patriotas elegerá, no mínimo, três vereadores à Câmara de Salvador, em meio a nomes que Sacramento trouxe do Solidariedade, o que esvaziou a sigla e obrigou o vereador Geraldo Jr., presidente da Câmara Municipal, a filiar-se ao MDB.

Na prática, o presidente do Patriotas substitui na chefia de Gabinete de Prates Daniel Alves, que sairá candidato a vereador pelo PSDB com o apoio do deputado estadual tucano Tiago Correia.

A desistência de Tiago de concorrer à vaga de vereador é mais um sinal de que Prates não tem planos de retomar seu mandato na Assembleia Legislativa, onde o tucano, que era suplente, assumiu sua vaga.

O quadro leva à interpretação de que os dois pactuaram a condição, sob os auspícios do prefeito ACM Neto (DEM), para que o atual secretário de Saúde não retorne ao Legislativo estadual mesmo que deixe a pasta.

E também que passou pelo entendimento de ambos o compromisso de apoio do PSDB ou de Tiago às incursões que Prates faz no plano municipal.

Sob este prisma seria razoável avaliar que o secretário de Saúde hoje teria, além do apoio do Patriotas, de Tiago e do PSDB, o do seu próprio partido, o PDT, que insiste na tese de que ele pode ser ainda candidato a prefeito.

O evidente fortalecimento de Prates explicaria movimento recente do presidente da Câmara Municipal de Salvador de flertar com o Republicanos e dizer que só abriria mão da vice de Bruno para o partido.

O gesto foi retribuído pelo partido hoje, em declaração do deputado federal Bispo Márcio Marinho, numa demonstração de que fecharam um acordo para forçar a indicação do vice do democrata.

Para quem se dedica à cena municipal, Prates age de olho na possibilidade de, com o adiamento da data das eleições municipais, se beneficiar com a eventual alteração de prazos como o da desincompatibilização.

No domingo, em atitude que surpreendeu, ele foi às redes sociais defender a prorrogação dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores.

Comentários