Foto: Divulgação
Deputado estadual Eduardo Salles 02 de junho de 2020 | 15:09

Eduardo Salles afirma que projeto de monitoramento de temperatura com câmeras vai dar mais segurança para reabertura econômica

bahia

Utilizar a tecnologia disponível para oferecer mais segurança a clientes e trabalhadores da indústria e comércio é o objetivo do projeto de lei apresentado em 14 de maio pelo deputado estadual Eduardo Salles e está em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia. O parlamentar explica que a iniciativa foi copiada de experiências de países europeus e asiáticos que tiveram grande número de infectados pelo novo coronavírus e começaram nos últimos dias a reabertura econômica.

Presidente da Frente Parlamentar do Setor Produtivo: Agropecuária, Indústria, Comércio e Serviços, Eduardo Salles acredita que a instalação de câmeras de monitoramento de temperatura corporal em lojas, indústrias e repartições públicas que têm grande fluxo diário de pessoas e o uso de máscaras minimizam as chances de um infectado pelo novo coronavírus espalhar a doença.

“Sabemos que existem casos assintomáticos e que a câmera não vai detectar. Mas o equipamento é uma ferramenta a mais que teremos que utilizar como forma de combater a disseminação do novo coronavírus e permitir que voltemos aos poucos a normalidade econômica, o que vai permitir a retomada de empregos que foram perdidos durante o distanciamento social em função do novo coronavírus”, justifica Eduardo Salles.

O texto determina que estabelecimentos públicos ou privados com grande trânsito de pessoas instalem sistemas de monitoramento coletivo para detectar quem esteja com temperatura acima de 37,5º Celsius, o que pode ser um indicativo de COVID-19.

O projeto de Eduardo Salles determina ainda que os identificados com a temperatura acima de 37,5º Celsius sejam orientados a procurar atendimento médico. Desde o dia 1º de junho os equipamentos foram instalados nas estações do metrô da Lapa e de Pirajá, em Salvador.

“Parabenizo o governador Rui Costa pela instalação dos equipamentos para oferecer mais segurança aos usuários do metrô e solicito o apoio aos meus colegas da Assembleia Legislativa para que possamos aprovar o projeto que apresentei o mais rápido possível”, acrescenta o deputado.

“Existe um custo para os comerciantes, infelizmente. Mas é um gasto a mais que vai ajudar a reabertura econômica enquanto durar o risco de contaminação pelo novo coronavírus”, lamenta Eduardo Salles.

Comentários