Foto: Valdemiro Lopes/CMS
Na imagem, a vereador Marta Rodrigues, do PT 01 de julho de 2020 | 09:15

Audiência vai discutir projeto que pede fim do prazo de validade dos créditos do Salvador Card

salvador

O fim do prazo de validade de 90 dias dos créditos do Salvador Card, proposta de um projeto de lei apresentado pela vereadora líder do PT na Câmara, Marta Rodrigues, será tema de uma audiência pública virtual, nesta quarta-feira (1º), às 14 horas. O debate será transmitido ao vivo pela TV Câmara (canal 61.4) e pelo rede social da emissora, por onde a população poderá participar com perguntas e comentários sobre o tema.

O projeto de lei apresentado pela petista é fruto da demanda de centenas de estudantes e passageiros que utilizam o sistema – através da meia passagem, vale eletrônico, bilhete avulso ou vale transporte – e que acabaram perdendo o dinheiro inserido como créditos pela não utilização durante 90 dias, uma vez que estão em quarentena e isolamento conforme as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) no enfrentamento da pandemia da Covid-19. “No projeto, sugerimos que esta o prazo da validade seja extinto mesmo após a pandemia. É o correto e o mais justo com a população”, acrescentou Marta.

No caso dos estudantes, acrescenta a vereadora, a o prejuízo está sendo ainda maior, uma vez que eles estão sem aula devido a determinação do Governo do Estado e da Prefeitura de Salvador.

“Muita gente tem reclamado do constrangimento que passa ao entrar no transporte público e o cartão sinalizar que não tem crédito. Já são mais de cem dias de quarentena em Salvador e os usuários do sistema acabaram perdendo dinheiro. É importante que esses créditos não expirem e possam ser utilizados a qualquer momento. Salvador tem uma população de maioria pobre e não é justo que percam os créditos para passagem que colocaram em seus cartões por causa da pandemia”, declarou Marta.

Caso seja aprovado, o projeto irá beneficiar centenas de passageiros. Atualmente existem 200 mil cartões de meia passagem estudantil, 400 mil cartões de vale eletrônico e 500 mil cartões de bilhete avulso em Salvador.

Audiência

A audiência que acontece nessa quarta-feira vai contar com representantes da Agerba, das secretarias municipais de Desnvolvimento Urbano e de Mobilidade Urbana, da CCR Bahia (responsável pelo metrô), do Transcard e do Metropasse.

O debate favorável ao fim do prazo de validade tem tomado conta da população baiana e com o objetivo de fortalecer esta campanha a favor da aprovação do projeto, o mandato da vereadora Marta Rodrigues criou uma petição on-line para que a população possa expressar sua opinião favorável ao projeto. Basta entrar no site www.queromeuscreditos.martarodrigues.com e preencher os campos disponíveis.

O quê: Audiência pública sobre o fim do prazo de validade dos créditos do Salvador Card

Quando: Quarta-feira, 1º de julho, às 14 horas

Onde: Transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 61.4) e acompanhamento para comentários pelas redes sociais.

Comentários