Foto: Divulgação
Ministério Público do Estado da Bahia 13 de julho de 2020 | 17:40

Delator da Faroeste sugere investigação sobre o Ministério Público da Bahia, diz coluna

bahia

Um informante que passou a colaborar voluntariamente com a Faroeste sugeriu a investigadores do esquema de vendas de sentença atenção especial à corrida pela vaga de desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) reservada aos membros do Ministério Público do Estado (MP).

Segundo o colaborador, o cruzamento dos nomes dos procuradores de Justiça eleitos para a lista sêxtupla com ações de caráter privado que o MP foi convocado pelo TJ-BA a se manifestar pode revelar detalhes ainda desconhecidos pela operação.

Sobretudo, se o foco for concentrado em processos sob suspeita de favorecimento a integrantes do esquema, nos quais o MP já havia emitido parecer contra a interferência do órgão.

As pistas fornecidas pelo novo colaborador despertam interesse na equipe da Faroeste por dois motivos. O primeiro é a natureza incomum de manifestações do MP em disputas judiciais entre empresas do setor privado, sem ligação com causas públicas individuais ou coletivas.

A segunda tem a ver com a desconfiança sobre táticas usadas por integrantes do esquema para maquiar decisões controversas de magistrados do TJ-BA através de pareceres jurídicos externos.

As informações são da coluna Satélite, do jornal Correio*

Comentários