Foto: Isac Nóbrega/PR
09 de agosto de 2020 | 16:00

Avanço de Bolsonaro entre os mais pobres pode ameaçar o lulismo, diz cientista político

brasil

Porta-voz da presidência da República durante boa parte do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o cientista político e jornalista André Singer avaliou que a gestão recente de Jair Bolsonaro tem ameaçado o conceito de lulismo.

Em entrevista ao jornal O Globo publicada neste domingo (9), Singer destacou uma “mudança de rumo” no governo Bolsonaro com a chegada do auxílio emergencial de R$ 600, pago a famílias de baixa renda durante a pandemia, e a possível reformulação do programa Bolsa Família.

“O governo fez uma proposta que foi inteiramente revertida pelo Congresso e acabou, por meio dessa proposta, atingindo um eleitorado que nunca tinha sido base do bolsonarismo. O governo Bolsonaro nunca foi próximo do Nordeste. Parece claro que algo está acontecendo”, disse.

Segundo ele, a mecânica de pagamento do auxílio emergencial fez com que as pessoas tivessem que abrir mão do Bolsa Família. Até o momento, o governo federal pagou o auxílio de R$ 600 a mais de 67 milhões de pessoas. Desse total, quase 20 milhões são do Bolsa Família.

“É como se as pessoas tivessem saindo do programa lulista e entrando num programa bolsonarista. O governo começou a pensar numa estratégia inteligente, mas depende de ter recursos, que é fazer com que as pessoas não voltem mais para o Bolsa Família, mas entrem direto no Renda Brasil“, acrescentou.

Comentários