Foto: Camila Souza/GOVBA
04 de agosto de 2020 | 09:12

Políticos baianos destacam talento do poeta Jorge Portugal: ‘Artista entusiasmado pela cultura’

exclusivas

Vários políticos baianos manifestaram o seu pesar pelo falecimento do ex-secretário de Cultura, Jorge Portugal, na noite desta segunda-feira (3), vítima de falência cardíaca aguda.

O compositor e professor foi levado às pressas ao Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador, onde ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardiovascular da instituição médica.

Logo após a constatação do óbito, o governador Rui Costa (PT) decretou luto no estado. “Educador, poeta, compositor, Jorge era um homem de múltiplos talentos, exercidos com a energia e a simpatia que inspirava todos à sua volta”, disse o petista.

View this post on Instagram

Imensamente entristecidos, lamentamos a morte do ex-secretário de Cultura de Estado Jorge Portugal. Educador, poeta, compositor, Jorge era um homem de múltiplos talentos, todos exercidos com a energia e a simpatia que inspirava todos à sua volta. Era, antes de tudo, um homem apaixonado pela Bahia e pelo seu povo que estiveram sempre no centro do seu trabalho, fosse como administrador público, professor e artista. Como diz um dos seus versos: “Uma nação diferente, toda prosa e poesia, tudo isso finalmente, só se vê, só se vê na Bahia”. Nossos sentimentos para seus amigos e familiares por essa grande perda. Decreto um dia de luto oficial na Bahia pela morte de Jorge Portugal.

A post shared by Rui Costa (@ruicostaoficial) on

O prefeito ACM Neto (DEM) prestou solidariedade aos seus familiares e amigos. “A Bahia perde um grande mestre da língua portuguesa”, afirmou o chefe do Palácio Thomé de Souza.

Pré-candidata à Prefeitura de Salvador pelo PT, a major Denice Santiago, ex-aluna de Portugal, exaltou a sua trajetória nas salas de aula. “Foi o meu professor de redação e de vida. As aulas eram poesia viva”, declarou.

View this post on Instagram

Estava me preparando pro vestibular e concurso de Oficiais da PM em 1991, no Cursinho Einstein, na Avenida Sete. Jorge Portugal foi meu professor de redação e de vida. As aulas eram poesia viva! Uma vez ao encontrá-lo na caminhada do Ilê, ele me disse: isto é aula viva! Vá em paz, mestre Jorge Portugal! O senhor também é vivo em nós! A dor da gente é dor de menino acanhado, é a dor de nem poder chorar, é a dor da massa. Que falta fará Jorge Portugal! Não só para a educação, mas para a cultura, para a música, para a poesia e para a história de todo o nosso povo. Quero ainda me solidarizar com a família e com os amigos do nosso querido poeta, músico, educador, nosso ex-secretário da Cultura do Estado da Bahia. Que as energias do universo confortem todos e todas vocês!

A post shared by Major Denice (@majordenice) on

A deputada federal Lídice da Mata, postulante à sucessão municipal na capital baiana pelo PSB, recebeu a notícia com “muita tristeza”. “Ele fez da Língua Portuguesa uma coisa leve e gostosa de se aprender”, contou.

“Chove muito em Salvador, chora Santo Amaro, chora a Bahia, lágrimas do Recôncavo”, escreveu o senador Angelo Coronel (PSL), em uma publicação feita nas redes sociais.

O senador Jaques Wagner (PT) também se pronunciou. “Professor, artista entusiasmado pela cultura, o que levou à missão de ser secretário de Cultura da Bahia”, ressaltou o ex-governador do estado.

O deputado federal Waldenor Pereira disse que “sente muito pela perda de uma amizade feita com o também poeta desde os tempos em que foi reitor da Universidade Estadual do Sudoeste”.

“Quero me solidarizar com a sua família e todos que tiveram a oportunidade de conhecer a grande pessoa que ele foi”, comentou o parlamentar.

“É sempre uma triste notícia perder um amigo, mas ainda é mais chocante perder a inteligência e o brilho de uma pessoa como o santo-amarense Jorge Portugal”, expressou o presidente da Assembleia Legislativa (AL-BA), Nelson Leal (PP).

View this post on Instagram

É sempre uma triste notícia perder um amigo, mas ainda é mais chocante perder a inteligência e o brilho de uma pessoa como o santamarense Jorge Portugal, que nos deixa aos 63 anos, e que faria aniversário depois de amanhã, ainda com uma enorme perspectiva de nos brindar com mais produtos culturais, como literatura e música, além do professor que encantou diversas gerações estudantis com as suas aulas lúdicas e animadas. Estou muito abalado com a notícia que acabo de receber e, nesse momento, só posso externar o meu abraço solidário aos familiares, nas pessoas de seus filhos, Thiago, Caetano Ignácio e Bárbara Bela. ????????? Formado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, Jorge Portugal nasceu em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo baiano, no dia 5 de agosto de 1956. Ganhou notoriedade nacional com o sucesso de sua composição “A Massa”, em 1980, no Festival da Nova MPB 80, da Rede Globo. Também é dele, entre outras, a letra de “Alegria da Cidade”, parceria com Lazzo Matumbi, e “Só Se Vê na Bahia”, em parceria com o seu conterrâneo Roberto Mendes. Portugal era professor de Língua Portuguesa e Redação e idealizou projetos culturais e educativos como Aprovado, Tô Sabendo, Circulador Cultural e Manuel Faustino. É também autor dos livros “Se escola fosse estádio e educação fosse Copa…” e “Redação: assim é fácil”. ??

A post shared by Nelson Leal (@depnelsonleal) on

“Perda precoce de um mestre que era fonte inesgotável de intelectualidade e de cultura”, relatou o presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Geraldo Júnior (MDB).

View this post on Instagram

Foi com profundo pesar que recebemos a noti?cia do falecimento do poeta, compositor, letrista, professor de portugue?s e apresentador, Jorge Portugal, na noite desta segunda-feira, 03. Na?o temos du?vidas que perdemos umas das mais belas expresso?es culturais da nossa Bahia. Ale?m de um grande artista, Portugal fazia um trabalho altrui?sta e importante entre os jovens carentes, dando aulas gratuitas nos cursinhos comunita?rios, ajudando milhares de jovens com o seu ta?o conhecido borda?o – E? assim que se diz, E? assim que se escreve. Neste momento de tristeza, lamentamos e nos solidarizamos com a fami?lia, amigos e fa?s de Jorge espalhados por todo o Brasil, por essa perda irrepara?vel e precoce de um mestre que era fonte inesgota?vel de intelectualidade e de cultura. . . #JorgePortugal#luto#bahia

A post shared by Geraldo Ju?nior (@geraldojunioroficial) on

Mateus Soares
Comentários