Foto: Divulgação
21 de setembro de 2020 | 17:00

Feira de Santana atinge meta do Ideb para os anos iniciais do ensino fundamental

interior

Feira de Santana atingiu a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos iniciais do ensino fundamental, de acordo com a mais recente versão do levantamento realizado pelo Ministério da Educação referente ao ano passado. Segundo o estudo, que foi divulgado na semana passada, o município teve nota de 4.8, mesmo número estipulado como meta de Feira para o Ideb 2019.

O resultado aponta para uma melhora de quase 10% no Ideb de Feira para os anos iniciais em relação ao levantamento de 2017 – a avaliação do índice é realizada a cada dois anos. No levantamento anterior, o município havia alcançado nota de 4.4 e, no estudo de 2015, a nota foi de 4.0.

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), avalia que a educação do município tem mostrado evolução ao longo dos últimos anos graças aos investimentos da gestão tanto na infraestrutura das escolas quanto no projeto pedagógico e no processo de ensino e aprendizagem.

“Alcançar a meta do Ideb para nós significa que nossa educação está avançando ao longo dos últimos anos. Realizamos investimentos importantes na reforma, requalificação e construção de escolas e também na valorização dos profissionais da educação, inclusive com contratação de professores. No ano passado, por exemplo, empossamos 75 professores aprovados em concurso público”, frisou o prefeito.

Diversas escolas municipais tiveram bom desempenho. Entre elas estão o Centro de Educação Básica da Uefs e a Escola João Paulo II, que tiveram notas 7.2 e 6.8 nos anos iniciais, as melhores do município. A Escola Municipal Regina Vital alcançou 5.7 e foi a terceira melhor.

Colbert ainda destacou o crescimento dos índices de algumas unidades, como as escolas Godofredo Coutinho Pereira e Doutor João Duarte Guimarães. A primeira teve aumento de 21,7% no Ideb, saltando de 4.6 em 2017 para 5.6 no ano passado – ultrapassou com folga a meta, que era de 4.3. Já a segunda teve crescimento de 22,7%, saindo de 4.4 para 5.4 – também ficou muito à frente da meta, de 4.6.

“Temos muitos outros exemplos tanto de bons resultados quanto de crescimento do índice. Isso mostra que os investimentos estão surtindo efeito, que temos evoluído na qualidade da nossa educação, que é uma poderosa ferramenta de transformação social”, afirmou o prefeito.

Comentários