Foto: Rennan Calixto/GOVB0A
18 de setembro de 2020 | 10:26

Mundo chega a 30 milhões de casos de covid-19 e países retomam lockdowns

mundo

Os contágios de covid-19 no planeta superaram a marca dos 30 milhões, de acordo com o levantamento em tempo real da Universidade Johns Hopkins. O número de mortes, segundo a mesma instituição, ultrapassou os 945 mil. Enquanto a pandemia avança, países adotam lockdowns parciais e tentam retomar a ‘normalidade’ enquanto não há perspectiva de uma vacinação universal a curto prazo.

Nesta sexta-feira, o governo do Reino Unido advertiu que poderá retomar o confinamento na Inglaterra após observar o aumento do número de casos, com as taxas de hospitalização dobrando a cada oito dias, segundo o Ministério da Saúde.

“Queremos evitar um confinamento nacional, mas estamos preparados para fazer isso, se necessário”, disse o ministro da Saúde, Matt Hancock, à rede BBC. “Estamos preparados para fazer o que for necessário, tanto para proteger vidas, quanto para proteger a economia.”

De acordo com Hancock, novas restrições serão aplicadas a partir desta sexta em partes do nordeste da Inglaterra. Em várias cidades da região, que somam quase dois milhões de habitantes, ficará proibido o encontro entre pessoas que vivam em casas diferentes, e todos os locais de entretenimento terão de permanecer fechados entre 22h e 5h.

Além da Inglaterra, Israel começou a aplicar um segundo lockdown de sua população nesta sexta-feira devido ao ressurgimento da pandemia no país, que tem a maior taxa de contágio das últimas duas semanas.

O primeiro-ministro Binyamin Netanyahu alertou sobre “um aumento preocupante de infecções e pacientes gravemente doentes” para justificar o confinamento de três semanas, que coincide com o feriado judaico. Um lockdown foi imposto no final de março e levantado em maio com a diminuição das contaminações, mas na semana passada os novos casos atingiram máximas diárias de mais de 5 mil diagnósticos positivos.

Estadão
Comentários