Foto: Antonio Augusto/Câmara dos Deputados
A ex-deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ), filha de Roberto Jefferson. 22 de outubro de 2020 | 17:30

Justiça do Rio decreta bloqueio de bens de Cristiane Brasil e ex-secretário estadual de Educação

brasil

A 26ª Vara Criminal do Rio de Janeiro determinou o bloqueio de bens, imóveis, contas correntes e investimentos em nome da ex-deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ), filha de Roberto Jefferson. A decisão também alcança o ex-secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes, e outras cinco pessoas e quatro empresas investigadas por suspeita de desvio de verbas.

Cristiane Brasil foi presa em setembro no âmbito da Operação Catarata, que apura seu envolvimento em suposto esquema de desvio entre 2013 e 2017 quando ocupou secretarias na Prefeitura Municipal do Rio, nas gestões de Eduardo Paes (DEM) e Marcelo Crivella (Republicanos). O dinheiro público teria sido desviado em contratos da Fundação Leão XIII, voltada para a assistência social.

A ex-deputada foi solta na última quinta, 15, pela Quinta Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio. Os desembargadores impuseram uma série de medidas cautelares, como a proibição de entrar em contato com testemunhas ou mudar de endereço sem comunicação prévia à Justiça, além do recolhimento domiciliar noturno a partir das 22h.

Antes de se entregar e ser presa, Cristiane Brasil gravou um vídeo em que diz que a operação que investiga desvios de recursos no Rio está associada a ‘interesses políticos’. “É um absurdo que uma denúncia antiga, de 2012, 2013, esteja sendo cumprida agora. Um mandado de prisão preventiva contra mim, faltando dias para a eleição”, afirmou.

O PTB, porém, desistiu da candidatura da ex-deputada e optou por lançar Fernando Bicudo, que seria o vice de Cristiane. Ele é ex-diretor do Teatro Municipal do Rio.

Ao deixar a prisão, Cristiane Brasil voltou a criticar a ordem judicial que autorizou a Operação Catarata. “Uma canetada é capaz de ‘destruir’ famílias inteiras…”, escreveu em sua conta no Twitter.

Estadão Conteúdo
Comentários