Foto: Divulgação
O deputado estadual Niltinho (PP) 15 de outubro de 2020 | 19:15

Niltinho apresenta PL para instituir a “Educação Digital” nas escolas

bahia

O vice-líder do PP, deputado estadual Niltinho, apresentou projeto de lei para instituir a criação da disciplina “Educação Digital” nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio do Estado.

A proposição tem a finalidade de orientar crianças e jovens para o mundo digital. “A pandemia do coronavírus trouxe essa realidade para a vida de todos. Os estudantes foram impedidos de frequentar a escola e o ensino teve que ser através da internet. Nesse período, o lazer passou também a ser no ambiente predominantemente digital”, frisou o parlamentar.

“Daí a necessidade de instruir nossas crianças e jovens sobre este ambiente. Sabemos que o mundo digital nem sempre é um ambiente propício para a educação e formação deles. Dessa forma, é necessário que todos os atores andem juntos: família, escola (professores) e a sociedade”, pontuou.

Segundo Niltinho, os noticiários divulgam, muitas vezes, crianças e jovens usando a internet como se fosse um espaço sem lei. “Inclusive, entre adultos e jovens assistimos ilícitos e até graves crimes contra a dignidade da pessoa humana. Por isso, a importância desse tema”, disse Niltinho.

O parlamentar afirma ainda que educação digital é muito mais que apenas acesso à tecnologia. “A intenção da disciplina é tornar o cidadão educado digitalmente”, diz.

“Por isso que o universo digital deve ser balizado por ética, respeito e segurança. E para deixar o mundo digital para nossos jovens mais seguros é necessário preparo, conhecimento, uso seguro da internet e noções de cidadania digital”, frisou.

O deputado Niltinho também apresentou projeto de indicação ao governador Rui Costa com o mesmo teor desta proposta legislativa.

Comentários