Foto: Reprodução
Lívia Bittencourt (PT) 14 de novembro de 2020 | 11:24

Candidata do PT a prefeita de Porto Seguro renuncia para apoiar adversário e abre crise inédita no partido e com aliados

exclusivas

A desistência da candidata Lívia Bittencourt (PT) de concorrer à Prefeitura de Porto Seguro, segundo ela, atendendo a apelo do governador Rui Costa e do senador Jaques Wagner para apoiar o adversário do PROS, Uldurico Jr., abriu uma crise no partido na cidade e entre apoiadores e aliados da legenda no município com repercussões em sua direção estadual.

O candidato a vice em sua chapa, Cacique Alfredo (DC), considerou a iniciativa uma traição, protestou contra a falta de apoio do governo do Estado à chapa e o pedido de Wagner para que Lívia desistisse da candidatura e anunciou que, ao contrário dela, não desistiria de participar da eleição.

Da reunião em que anunciou a renúncia, Lívia foi praticamente expulsa sob xingamentos de ‘traidora’ e ‘vagabunda’ por militantes e apoiadores do Cacique, que consideraram sua decisão uma traição ao compromisso com os segmentos populares e os povos indígenas tradicionais.

Vários protestos de militantes do PT e de correligionários do partido na cidade se espalharam por Porto Seguro, nos quais Lívia foi abertamente criticada. O cacique relatou a apoiadores que a decisão de Lívia de desistir terá impacto nulo na campanha de Uldurico, porque o clima é de revolta completa contra a iniciativa.

Sua orientação é para que todos resistam e permaneçam em campanha em nome do PT e dos povos indígenas, impedindo que qualquer voto que estava prometido à chapa possa ser direcionado ao candidato do PROS, que costurou por cima, por meio do único senador petista no Estado, o apoio da candidata ao seu nome.

A desistência de Lívia também revoltou vários membros, candidatos e correntes do PT, porque ela foi a postulante que recebeu o sexto maior repasse de verbas do fundo eleitoral do PT na Bahia, no valor de R$ 320 mil, ao passo que outras candidaturas até ontem não tinham recebido nem um centavo.

Veja vídeos abaixo:

 

 

Comentários