Foto: Divulgação/Arquivo
Éden Valadares entrou também na lista dos culpados pelo fracasso do PT na Bahia nestas eleições, eleito pelos próprios companheiros 01 de dezembro de 2020 | 11:38

Com Eden, PT passou de secretaria a assessoria (do governo), dizem petistas, culpando-o também por derrotas

exclusivas

Um outro personagem tem sido apontado como responsável pelo fracasso do PT nestas eleições municipais na Bahia. Ele atende pelo nome de Eden Valadares e é o presidente estadual do partido. Nove em cada 10 petistas criticam o trabalho do dirigente petista.

Éden é acusado de inacessível – aos próprios petistas, a políticos e à imprensa -, de se envolver pouco nas atividades partidárias, frustrando o sonho de renovação na legenda com que foi apresentado por seu patrono, o senador Jaques Wagner, e de desperdiçar o papel institucional de sua própria posição.

Na campanha, petistas não entenderam sua atuação, principalmente com relação aos critérios para distribuição do fundo partidário, que foram capazes de priorizar uma candidata que desistiu da disputa à Prefeitura de Porto Seguro, e esquecer outros que tinham chance de vitória.

O caso de Porto Seguro criou uma crise sem precedentes no partido no município.

Há questionamentos ainda com relação à estratégia adotada por Eden para os candidatos majoritários, que deu prioridade a eventos como lives na internet e carreatas, que passam a ideia de volume, mas dão pouco resultado se não houver militância e corpo a corpo.

Em Salvador, a principal vítima da estratégia teria sido a major Denice Santiago, candidata do PT à Prefeitura, que vivia, acompanhada do governador Rui Costa, mais em cima de caçambas de pick ups do que com os pés no chão, segundo os próprios petistas.

Com muita ironia, eles também acusam o PT de ter tido seu status rebaixado com a ascensão de Éden. “Antes, o partido era uma secretaria (do governo). Agora, virou uma assessoria”, dizem, numa referência ao fato de o presidente, assessor de Wagner, ter sucedido a turma do secretário estadual Josias Gomes no comando partidário.

É contra Wagner que também dirigem críticas quando falam – e só mal – de Éder. “O senador botou essa direção contra o voto de vários, mas ele (Eden) não tem estofo, não atende telefone, não responde. Na verdade, acha que tem costa-quente”, diz um petista, dizendo que o presidente não passa de uma ‘renovação conservadora’ no PT.

Comentários