Foto: Divulgação/Sesab
Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas 03 de dezembro de 2020 | 16:15

Covid-19: Bahia terá até 100 ultracongeladores para armazenar vacinas

bahia

O governador Rui Costa autorizou a montagem de uma rede de ultrafreezeres, equipamentos que podem chegar até – 80 °C para que a Bahia esteja preparada para estocar e distribuir a vacina da Pfizer ou da Moderna, ambas sintéticas, de RNA, a mais avançada tecnologia de vacinas do mundo, quando forem aprovadas.

“Faremos o registro de preço para aquisição de até 100 ultracongeladores para montarmos, pelo menos nas grandes cidades, uma rede de frio com capacidade para armazenar seja a vacina da Pfizer, seja a vacina da Moderna. Essas vacinas se estiverem disponíveis para a população da Bahia antes das demais, o governo do estado vai estar preparado para fazer aquisição e a distribuição”, afirma o secretário de saúde, Fábio Vilas-Boas.

Questionado sobre o acordo de cooperação entre a Bahia e a vacina russa Sputnik-v, que prevê a comercialização de até 50 milhões de doses do imunizante, Vilas-Boas explicou que ela poderá ser utilizada caso outra vacina não seja fornecida pelo Governo Federal.

“Temos um acordo de acesso prioritário à Sputnik V, mas isso não significa que iremos adquirir todas as 50 milhões de doses, nem que iremos imunizar toda a população da Bahia. O acordo nos garantirá, caso a vacina seja aprovada pela Anvisa e caso não exista outra vacina disponibilizada gratuitamente pelo Ministério da Saúde no momento em que estiver disponível a Sputnik para comercialização, neste cenário, o Governo do Estado poderá vir a adquirir diretamente a vacina russa e imunizar um grupo de pessoas de alto risco na Bahia”, explicou.

Comentários