Foto: Fredrik Hagen/AFP
Construções foram destruídas no município de Gjerdrum, a 30 km da capital Oslo 31 de dezembro de 2020 | 12:22

Deslizamento de terra deixa dez pessoas desaparecidas na Noruega

mundo

Dez pessoas ficaram feridas, uma delas gravemente, e outras dez permanecem desaparecidas após um deslizamento de terra no sul da Noruega destruir mais de dez construções na madrugada desta quarta-feira (30), informou a polícia local.

O deslizamento atingiu uma área residencial no município de Gjerdrum, a 30 km da capital Oslo. Cerca de mil pessoas já foram evacuadas da área, pois o terreno está instável. Fotos do local mostram uma grande cratera com casas destruídas na parte inferior e outras construções penduradas nas bordas do buraco.

“Houve dois tremores massivos que duraram um longo tempo, e presumi que fosse a neve sendo removida ou algo parecido”, disse o morador da região Oeystein Gjerdrum, 68, a uma emissora local.

“Então, a luz caiu repentinamente, e um vizinho veio até a porta e disse que precisávamos evacuar. Acordei meus três netos e disse-lhes que se vestissem rapidamente.”

Equipes de resgate continuam em busca de crianças e adultos que ainda poderiam estar presos na lama e nos escombros. “Ainda estamos procurando sobreviventes”, disse o porta-voz da polícia Roger Pettersen em entrevista coletiva.

Helicópteros e drones sobrevoaram a área, levando equipes de resgate em direção aos destroços. “É uma catástrofe”, disse a primeira-ministra Erna Solberg a jornalistas após visitar o local.

“Pode haver pessoas presas, mas não podemos ter certeza porque é feriado de Ano Novo, o que significa que as pessoas podem estar em outro lugar.”

Os desaparecidos são de casas na área mais próxima de onde ocorreu o deslizamento, mas ainda não está claro se eles ficaram presos ou se estavam fora delas, informou a polícia.

“Meus pensamentos estão com todos aqueles que foram afetados, feridos ou perderam suas casas e com aqueles que agora vivem com medo e na incerteza da extensão total da catástrofe”, disse o rei Harald 5º em um comunicado oficial.

Folha de S. Paulo
Comentários