Foto: Fotoreana/Folhapress
Japão aprova lei que garante vacina contra a Covid grátis para todos 02 de dezembro de 2020 | 11:45

Japão aprova lei que garante vacina contra a Covid grátis para todos

mundo

O Japão vai fornecer gratuitamente a vacina contra a Covid-19 a seus 126 milhões de habitantes, conforme projeto de lei aprovado nesta quarta-feira (2), no momento em que o arquipélago enfrenta aumento de casos da pandemia.

O projeto, que determina que o governo pague todos os gastos com a vacina, foi aprovado pela Câmara Alta do Parlamento, após obter o aval da Câmara Baixa.

O Japão já fez um pedido inicial de vacinas para 60 milhões de pessoas da farmacêutica Pfizer, e para outros 25 milhões de pessoas, da Moderna. O governo japonês também confirmou que receberá 120 milhões de doses da vacina da AstraZeneca. Pode ser preciso mais de uma dose por pessoa para garantir a imunidade.

A adoção do projeto ocorre duas semanas depois de o primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga declarar que o país está em alerta máximo, após registrar um número recorde de novos casos de coronavírus.

Comparado a outros países, o Japão não está entre as nações mais duramente atingidos pela pandemia, que levou a 2.170 mortes e 150 mil casos de contaminação no território.

O país não adotou medidas de confinamento rígido, como as que que foram adotadas em outras partes do mundo. Agora, porém, enfrenta uma nova onda, com um número recorde de contágios diários. Na terça (1º), houve 1.934 novos diagnósticos de Covid-19, e 20 mortes pela doença.

Folhapress
Comentários