Foto: John Macdougall/AFP
Protesto na Alemanha 05 de dezembro de 2020 | 12:30

Justiça proíbe protesto contra ‘lockdown’ na Alemanha

mundo

A corte mais alta da Justiça alemã manteve a decisão de proibir uma manifestação planejada para este sábado (5) por grupos que se opõem às restrições impostas para tentar conter a propagação do coronavírus.

Instâncias inferiores já haviam negado a permissão para o protesto na cidade de Bremen, ao qual deveriam comparecer cerca de 20 mil manifestantes. No mês passado, a polícia alemã usou canhões de água e spray de pimenta para dispersar atos semelhantes em Berlim.

Embora a maioria dos alemães aceite o “lockdown” parcial para frear uma nova alta de casos de Covid-19, alguns grupos dizem que as restrições impostas pela chanceler Angela Merkel ameaçam direitos civis da população.

Lothar Wiler, chefe do Instituto Robert Koch, a agência de saúde pública da Alemanha, disse na quinta-feira (3) que o sucesso do país em lidar com o coronavírus no início da pandemia levou muitas pessoas a duvidarem da gravidade do vírus ou mesmo de sua existência.

Nesta semana, Merkel e líderes dos 16 estados alemães concordaram em estender as medidas restritivas, que incluem fechamento de estabelecimentos e limitação de público em reuniões privadas, até 10 de janeiro.

Até este sábado (5), a Alemanha registrou mais de 1,1 milhão de casos e 18 mil mortes por coronavírus, de acordo com dados compilados pela Universidade Johns Hopkins.

Folha de S. Paulo
Comentários