Foto: Reprodução/Facebook
A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT) 04 de dezembro de 2020 | 22:00

Lauro de Freitas anuncia decreto que restringe circulação de pessoas à noite

bahia

A Prefeitura de Lauro de Freitas, cidade da Região Metropolitana de Salvador, anunciou nesta sexta-feira (4), um novo decreto que prorroga prazos de medidas de enfrentamento à Covid-19 até o dia 17 de dezembro. O documento libera eventos e estabelece restrições de atividades noturnas. As determinações passam a valer a partir de sábado (5).

De acordo com a prefeitura, o novo decreto está em consonância com a atuação do Governo do Estado e tem o objetivo de evitar uma segunda onda do coronavírus.

“A única alteração que dialoga com o setor econômico se dá no sentido dos shoppings, centros comerciais, lojas de varejo de rua, supermercados, hipermercados e atacados, que entre os dias 19 a 25 deste mês vão funcionar com maior espaço de tempo, evitando assim aglomerações dos públicos que fazem compras de fim de ano”, contou o controlador geral do Município, Ápio Vinagre.

A medida que autoriza o funcionamento de shoppings centers, centros comerciais, lojas de varejo de rua, entre o período das 8h às 23h, e mercados, supermercados, hipermercados e atacados de autosserviços, das 6h às 23h, fica estabelecida independente da prorrogação do último decreto. O cumprimento de todos os protocolos de segurança e prevenção à Covid-19 é obrigatório.

O documento também libera a realização de atividades no município, com capacidade máxima de 200 pessoas, exclusivamente, para eventos desportivos não coletivos, religiosos, científicos, feiras, circos, aulas em academias de dança e ginástica, e de permanência em praças públicas e afins.

Conforme o órgão municipal, todos os segmentos devem cumprir os termos dos protocolos vigentes. O decreto limita a dois elementos as apresentações musicais desses eventos.

Suspensão e proibição

O decreto nº 4.705 suspende a realização de shows, festas, raves, eventos esportivos que envolvam aglomeração, sejam de caráter público ou privado, e independentemente do número de participantes.

Ainda de acordo com a publicação, fica proibida o uso de equipamentos do tipo “paredão” ou similar, a qualquer horário do dia, em quaisquer atividades. O descumprimento das determinações está passível de penalidades, inclusive a locadores e locatários de imóveis.

As eventuais celebrações natalinas e de réveillon, caracterizadas como geradoras de aglomeração, também estão incluídas na suspensão do decreto, assim como a comercialização de bebidas alcoólicas no período, a partir da meia noite até às 5h de cada dia.

Durante a vigência da restrição será permitido o serviço de delivery de alimentos e medicamentos. Outros detalhes do decreto podem ser conferidos no site da prefeitura.

Força-tarefa

Para garantir que as medidas sejam cumpridas, a prefeitura de Lauro de Freitas restabeleceu equipes da Força-tarefa de Fiscalização.

“Percebemos que as pessoas não estão respeitando o coronavírus, fazendo festas, aglomerações, paredões, raves. E preocupados com essa segunda onda, a fiscalização retorna com força total para evitar a disseminação desse vírus. A fiscalização vai voltar com a restrição de meia noite a 5h da manhã” explicou o secretário de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP), Smith Neto.

As informações são do site G1/Bahia.

Comentários