Foto: Joyce N. Boghosian/Official White House
Donald Trump 03 de dezembro de 2020 | 10:18

‘Vejo vocês em 4 anos’, diz Trump ao indicar possível aceitação da derrota e nova candidatura em 2024

mundo

O presidente dos EUA, Donald Trump, sinalizou que pode abrir mão da resistência em continuar no cargo para planejar outra candidatura à Casa Branca em 2024.

“Estamos tentando ficar mais quatro anos”, disse Trump durante uma recepção na Casa Branca na noite de terça-feira (1º), de acordo com um republicano presente no evento. “Senão, vejo vocês em quatro anos.”

A Constituição americana permite que qualquer pessoa tenha dois mandatos como presidente. Trump encerra seu primeiro mandato em 20 de janeiro de 2021.

O presidente tem se recusado a reconhecer a vitória do democrata Joe Biden, e seus advogados continuam a apresentar contestações legais do resultado da eleição de 3 de novembro. Eles alegam que houve fraude eleitoral, mas não têm apresentado provas da contestação.

Autoridades estaduais e federais disseram diversas vezes que não há indícios de tal fraude.

Na terça, antes da recepção, o secretário de Justiça, William Barr, visto como um dos principais aliados de Trump, disse que o Departamento de Justiça não encontrou indícios de fraude generalizada.

Mas as alegações infundadas de Trump ganharam fôlego entre apoiadores, ajudando a arrecadar até US$ 170 milhões (R$ 886 milhões) para um “Fundo de Defesa da Eleição” que pode ser usado para várias atividades políticas futuras, incluindo outra candidatura presidencial.

Nesta quarta-feira (2), uma segunda recontagem dos votos na Geórgia confirmou a vitória de Biden no estado. “Parece que o vice-presidente Biden levará a Geórgia, e ele é o nosso presidente eleito”, disse o republicano Brad Raffensperger, secretário de estado da Geórgia.

No início da semana, recontagens em Wisconsin e no Arizona também certificaram a vitória de Biden. O democrata conquistou 306 delegados no Colégio Eleitoral, mais do que os 270 necessários para ser eleito.

Folha de S.Paulo
Comentários