Foto: Reprodução/Facebook
Na imagem, o senador Angelo Coronel, do PSD 11 de janeiro de 2021 | 16:30

Coronel diz que deputados devem escolher novo presidente da Assembleia e admite possibilidade de filho no páreo

exclusivas

Ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o senador Angelo Coronel (PSD) declarou, em conversa com este Política Livre nesta segunda-feira (11), que os deputados estaduais devem escolher o candidato à sucessão na presidência da Casa, sem qualquer interferência ou “pitaco” do governador Rui Costa (PT).

Para ele, o chefe do Executivo baiano “está certo” em demorar em manifestar apoio a um dos candidatos. “Quem deve decidir são os deputados. Os deputados devem decidir. Por isso talvez o governador esteja na dele, em virtude de aguardar que a Casa processe a sua própria sucessão”, disse o parlamentar baiano, na tarde de hoje.

À reportagem, Coronel reforçou a necessidade de cada deputado viabilizar a sua candidatura para ocupar o posto de Nelson Leal (PP), atual presidente da Assembleia. “O que não pode é o candidato esperar cair do céu”, contou. “Eu acho que todos os 63 deputados estão na briga. Até então cada partido vai ter o seu nome”, disse.

“Foi posto o nome de Adolfo [Menezes, pelo PSD]. Estamos aguardando agora o afunilamento para saber se ele vai conseguir se viabilizar ou não. Os candidatos devem visitar os colegas independentemente de ser governo ou oposição. Aquele que se viabilizar será o candidato escolhido pela maioria”.

“Por mais que as lideranças externas da Casa ajudem, o parlamentar tem que fazer o seu papel e não esperar que os caciques apontem o destino”, acrescentou.

O senador baiano também admitiu a possibilidade do seu filho, o deputado estadual Diego Coronel (PSD), entrar na disputa. “[Diego] não está em nosso radar, mas nada impede que ele ou outro entrem. Nada impede Diego de entrar no time dos pré-candidatos”, afirmou.

“O deputado tem que se viabilizar, esperar ser ungido eu acho que é difícil de acontecer”, alertou.

Mateus Soares
Comentários