Foto: Reprodução CNNBrasil
João Doria assiste enfermeira que trabalha há meses na linha de frente contra a Covid-19 em hospital paulista ser vacinada 18 de janeiro de 2021 | 09:50

Inveja contra Doria é maior do que a vitória que obteve com a Coronovac, o primeiro imunizante nacional

exclusivas

É de impressionar, mas a inveja de que é alvo da parte do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), da elite despreparada que o apoia e dos próprios colegas governadores é maior do que a vitória política obtida por João Doria (PSDB) com a Coronavac, a primeira vacina contra a Covid-19 que se encontra hoje disponível no Brasil.

Doria trabalhou praticamente sozinho pela parceria que permitiu ao Instituto Butantan produzir o imunizante no Brasil. Chegou a chamar o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para tomar parte no mesmo esforço, mas o general, que está mais para “Sargento Garcia”, foi desautorizado no meio do caminho pelo presidente da República.

A partir daí, o governador de São Paulo prosseguiu isolado, e sob críticas, com as tratativas que resultaram na façanha de produzir a vacina em solo brasileiro. Ocorre que, como o governo federal primeiro não quis e, depois, não teve a competência de trilhar o mesmo caminho, foi obrigado a pedir para usar o imunizante.

A mesma Coronavac que Bolsonaro disse que não queria porque era fruto de uma parceria com a China comunista. Agora, os apoiadores do presidente, estimulados por ele, assim como alguns governadores, não querem que Doria comemore os louros de uma vitória para o país que, neste caso, é essencialmente do seu esforço e da equipe que lidera.

Acusam-no de ter dado um golpe de marketing por ter iniciado a imunização por uma enfermeira que trabalha na linha de frente contra a doença num hospital paulista antes do mal arrumado plano de vacinação nacional elaborado por Pazuello que, no dia de hoje, sequer consegue cumprir o prazo de entrega da vacina aos demais governadores.

Reconhecer o papel do governador de São Paulo, primeiro, na produção do primeiro imunizante nacional, depois, na decisão de disponibilizá-lo para todo o país, apesar do esforço do governo federal em dificultar seu esforço exclusivamente para prejudicá-lo, inclusive por meio da Anvisa, é uma obrigação de todo o país.

Assim como deixar que faça o bom uso político que dele provier. Uma democracia não sofre por causa da ação de políticos que buscam transformar em ativos eleitorais o resultado de suas ações bem sucedidas que afetam positivamente a coletividade. Mas em decorrência daqueles que sabotam quem trabalha em defesa dos cidadãos.

Política Livre
Comentários