Foto: Reprodução
Apresentação do plano de vacinação contra Covid-19 de Lauro de Freitas 18 de janeiro de 2021 | 18:30

Lauro de Freitas vai receber mais de mil doses de Coronavac na 1ª etapa

bahia

A cidade de Lauro de Freitas, que fica na Região Metropolitana de Salvador, vai receber 1.630 doses da vacina CoronaVac na noite desta segunda-feira (18), segundo a prefeita do município, Moema Gramacho (PT). Ainda não há informações sobre quando a vacinação começará a ser feita.

“Nós deveremos estar lá [Aeroporto de Salvador] para assim que ela [vacina] seja liberada, nós podermos pegar e levar para o local de armazenamento em Lauro de Freitas. Deve ser por volta das 2h conforme orientação que nós recebemos”, disse a prefeita.

Segundo Moema Gramacho, as vacinas vão ser dadas a profissionais de saúde que trabalham diretamente no enfrentamento à Covid-19 e idosos que moram em instituições de longa permanência e asilos e os trabalhadores das mesmas instituições.

“Estou com minha equipe para que a gente já comece também a vacinação amanhã pela manhã logo, por conta da ansiedade da população”, disse a prefeita.

Confira as pessoas que vão receber a 1ª dose da vacina na 1ª etapa da vacinação:

– Trabalhadores da saúde que trabalham diretamente com pacientes com Covid-19;
– Idosos que vivem em instituições de longa permanência;
– Trabalhadores de instituições de longa permanência e idosos

“Essa primeira fase tem só dois públicos aqui em Lauro de Freitas. Um é o público dos profissionais de saúde, trabalhadores em saúde voltados exclusivamente à Covid-19, que nós temos aqui uma quantidade bastante razoável, como temos muitas unidades que estão cuidando especificamente da Covid-19”, explicou.

A prefeita informou que a prefeitura vai vacinar o público-alvo nas instituições em que eles trabalham e, no caso dos idosos, nos asilos.

“Nós vamos fazer a vacinação em loco, com cinco equipes itinerantes, vacinar os trabalhadores nos seus locais de trabalho, em vários turnos até que atinja todos. Além de irmos também com outras equipes itinerantes para as instituições de longa duração, onde tem os idosos sendo acolhidos”.

De acordo com Moema Gramacho, Lauro de Freitas tem 17 instituições que cuidam de idosos. Cerca de 500 pessoas devem ser vacinadas nelas (270 idosos).

“O outro público é dos idosos e trabalhadores onde os os idosos estão em longa permanência. Temos 17 instituições no município com o total de quase 500 pessoas entre os idosos que são 278 até os profissionais que trabalham nessas instituições”, contou.

Um fator que preocupava a Prefeitura era a vacinação dos funcionários do Hospital Menandro Farias, já que segundo a prefeita, a quantidade pessoas ultrapassa o número de vacinas que o município vai receber. Entretanto, Moema Gramacho afirmou que o governo estadual garantiu que a vacinação na unidade de saúde será feita a parte.

As informações são do site G1/Bahia.

Comentários