Foto: Divulgação
O deputado estadual e líder do governo, Rosemberg Pinto (PT) 18 de janeiro de 2021 | 17:45

PT quer primeira vice-presidência para Rosemberg e PCdoB pode ser escanteado

exclusivas

As conversas para composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) continuam a todo vapor. A ideia é que a formatação seja “proporcional” ao tamanho dos blocos partidários. Com isso, o PT aparece como favorito para abocanhar a primeira vice-presidência. O nome mais provável é o do deputado líder do governo, Rosemberg Pinto.

No PP, que tem a segunda maior bancada, a situação se encaminha para uma virtual disputa entre Niltinho e Junior Muniz. Virtual, pois parlamentares acreditam que a possibilidade de Muniz vencer Niltinho é nula, tendo em vista que o pepista compõe o que os colegas maldosamente chamam de “baixíssimo clero” da Casa.

Por outro lado, outros parlamentares vêm em Niltinho uma vontade muito exacerbada de compor todos os espaços da legenda. Ele já quase foi candidato à prefeitura de Salvador e quase candidato à presidência da AL-BA. Nas duas oportunidades, não saiu do quase.

Outra confusão que está no radar é a inclusão do PCdoB. A legenda forma bloco partidário com o PDT, e na última formação emplacou dois nomes na mesa. Agora, parlamentares – especialmente do PSD e PP – querem alijar os comunistas da direção da Casa, como consequência da tentativa de colocar Fabrício Falcão como opção de voto para a disputa da presidência da Mesa.

Alexandre Galvão
Comentários