Foto: Simon Dawson/Reuters
Médicos alertaram que ainda estão lutando para lidar com o surto, especialmente quando tantos colegas estão doentes ou precisando se isolar e os paramédicos e enfermeiros têm de tratar pacientes em ambulâncias devido à falta de leitos 01 de janeiro de 2021 | 21:30

Reino Unido reativa hospitais de campanha com aumento dos casos de coronavirus

mundo

Autoridades de saúde britânicas estão reativando hospitais de campanha que foram montados no início da pandemia para lidar com um aumento nos casos de covid-19 que está colocando os leitos disponíveis sob extrema pressão, particularmente em Londres.

O Reino Unido informou nesta sexta-feira, 1°, que foram registrados 53.285 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com resultados de laboratório realizados no país, elevando o total desde o início da pandemia para 2.542.065.

Segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério de Saúde britânico, também foram notificadas entre ontem e hoje 613 mortes causadas pelo novo coronavírus, fazendo o total chegar a 74.125.

Esses números são um pouco menores do que os reportados na quinta-feira, quando o país quebrou seu recorde de contágios diários desde o início da pandemia (55.892) e registrou 964 óbitos em 24 horas. Os novos contágios são causados em parte devido a uma nova variante que é muito mais infecciosa.

Os médicos alertaram que ainda estão lutando para lidar com o surto, especialmente quando tantos colegas estão doentes ou precisando se isolar e os paramédicos e enfermeiros têm de tratar pacientes em ambulâncias devido à falta de leitos disponíveis.

Um email enviado aos funcionários do Royal London Hospital disse que agora estavam operando sob “modalidade de medicina de desastre”.

Uma porta-voz do Serviço Nacional de Saúde (NHS, na sigla em inglês) disse que o hospital Nightingale em Londres estava sendo preparado para reabrir se necessário. “Antecipando-se às pressões que a disseminação da nova variedade da infecção, foi solicitado ao NHS da região de Londres que reativasse o Nightingale, garantindo que esteja pronto a admitir pacientes caso necessário”, ela disse. “Este processo está em andamento.”

O hospital, localizado no Centro de Exibição Excel em Londres, batizado em homenagem à pioneira da enfermagem da Era Vitoriana Florence Nightingale, será gerido por médicos de Londres com suporte adicional do Exército e parceiros no setor voluntário, se necessário, disse a porta-voz.

Estadão
Comentários