Foto: Reprodução
Ato virtual do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria e do Emprego 25 de fevereiro de 2021 | 17:41

‘É uma conquista do movimento de trabalhadores’, diz Olívia sobre Frente Parlamentar em Defesa do Emprego

bahia

Enfrentar o processo acelerado de desindustrialização e perda de empregos na Bahia, a partir de iniciativas do parlamento em diálogo com o setor empresarial, classe trabalhadora e o Poder Executivo. Este é o objetivo principal da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria, do Emprego e de Apoio aos Trabalhadores da Ford, lançada nesta quinta-feira (25), sob a coordenação-geral da deputada estadual Olívia Santana.

Durante o ato virtual, os deputados Júnior Muniz, Diego Coronel e Bira Coroa foram anunciados como vice-coordenadores da associação suprapartidária. Parlamentares municipais, estaduais e federais, representantes de movimentos sindicais, trabalhadores e trabalhadoras da indústria também aderiram ao grupo.

“Esta Frente Parlamentar só existe por conta da liderança do movimento de trabalhadores e trabalhadoras. Ela tem uma representatividade muito grande, não só local, mas nacionalmente, demonstrada pelo prestígio em nossa sessão inaugural”, destacou a deputada Olívia.

A formação do grupo foi motivada pela saída da montadora Ford do município de Camaçari. “A empresa empregava mais de quatro mil pessoas na Bahia, além da mão de obra terceirizada. O complexo industrial representa 4,1% da mão de obra ocupada no estado. Podemos chegar a mais 70 mil postos de trabalho perdidos, entre empregos diretos, indiretos e induzidos. O fechamento do complexo Ford é uma tragédia econômica e social de longo alcance. Precisamos tomar medidas para, ao menos, mitigar esses fortes impactos” afirmou Olívia.

Na ocasião, Olívia adiantou que uma das ações a serem encaminhadas é a solicitação ao Governo do Estado para a reativação do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico da Bahia. “Vamos fazer esse pedido para que possamos trabalhar no sentido de minimizar os impactos gerados pela saída da Ford e da Refinaria Landulfo Alves e continuar acompanhando as negociações com o Ministério Público do Estado”, explicou a deputada.

Também marcaram presença no evento de lançamento, o vice-governador do Estado, João Leão; o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Adolfo Menezes; o senador Jaques Wagner; os deputados federais Daniel Almeida, Alice Portugal e Lídice da Mata; o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães; Jefferson Rodrigues, procurador do MPT Federal; Allan Hayama, do sindicato dos engenheiros da Bahia; o presidente e a secretária de Política para as Mulheres do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Júlio Bonfim e Ângela Arcanjo; o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo; o presidente da Federação dos Metalúrgicos da Bahia, Aurino Pedreira; o vereador de Salvador Augusto Vasconcelos; os deputados estaduais Fabíola Mansur, Maria Del Carmen e Hilton Coelho; representantes de sindicatos e trabalhadores da indústria na Bahia e no Brasil.

Comentários