Foto: Reprodução/Notícia 10
De acordo com o site Notícia 10, houve tumulto e atrito entre os assentados e militantes do MST que não estão aceitando as intervenções do Incra 20 de fevereiro de 2021 | 20:33

Em Mucuri, assentados assumem controle do Zumbi dos Palmares, retiram e queimam a bandeira do MST

interior

Famílias do movimento de assentamento para reforma agrária do Zumbi dos Palmares, localizado no município de Mucuri, Extremo Sul da Bahia, estiveram reunidos na última quarta-feira (17) com representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para discutir assuntos como demarcação, titulação e acesso das famílias que se enquadrarem no sistema as políticas públicas para o seguimento.

De acordo com informações do site Notícia 10, houve tumulto e atrito entre os assentados e militantes do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST) que não estão aceitando as intervenções do Incra.

Segundo a publicação, a reunião ocorreu na área coletiva do assentamento e foi aberta a todos os assentados a convite do órgão, motivo pelo qual gerou o tumulto, uma vez que os coordenadores do MST e seus militantes reivindicam para si a responsabilidade de deliberar sobre qualquer assunto de interesse dos assentados dentro das áreas em que atuam.

Os assentados que residem na comunidade não reconhecem mais a autoridade dessas lideranças do MST sobre o assentamento Zumbi dos Palmares.

O Incra foi representado pelo Paulo Alves, superintendente do órgão que tem atuado na região, e que veio sanar dúvidas, falar sobre os créditos que já estarão disponíveis nas próximas semanas e já trazendo uma equipe para assinatura desses contratos, no total o aporte inicial pode chegar a mais de 16 mil reais por família. Uma importante quantia que estará disponível para que o assentado possa enfrentar esse momento de dificuldade da pandemia.

Conforme o site Notícia 10, as famílias assentadas fizeram um grande enfrentamento à coordenação do MST e destituíram as suas lideranças sobre essas áreas. Vale ressaltar que o movimento de luta por acesso a terra já está presente no município de Mucuri a mais de 20 anos, com o primeiro assentamento, o Paulo Freire, que inclusive junto o Jequitibá serão os dois primeiros a terem seus assentados com titulação definitiva.

No Zumbi dos Palmares a presença da ocupação dos assentados para reforma agrária está por completar 18 anos. O ato de simbolismo da tomada do controle do assentamento das mãos da coordenação foi a retirada e queima das bandeiras do MST.

Comentários