Foto: Divulgação
PT de Salvador realiza seminário da Bancada de Vereadores com Jaques Wagner 28 de fevereiro de 2021 | 14:30

PT de Salvador realiza seminário da Bancada de Vereadores com Jaques Wagner

salvador

O PT de Salvador realizou neste sábado (24) o Seminário da Bancada de Vereadores e a Reunião de Diretório do partido no município. O encontro, via Zoom, contou com a participação do pré-candidato do PT para governador da Bahia, senador Jaques Wagner, do presidente estadual do PT, Éden Valadares, da diretora da Fundação Perseu Abramo, Débora Rodrigues da Abong, entre outros. Além das vereadoras Marta Rodrigues e Maria Marighella e dos vereadores Tiago Ferreira e Suica e membros do diretório do partido.

O objetivo do encontro foi debater a ação coletiva da Bancada de Vereadoras e Vereadores do PT de Salvador para a construção de um projeto político, técnico, estratégico e unificado do partido para Salvador. Na mesa de abertura, participaram o presidente estadual do PT, Éden Valadares, a diretora da Fundação Perseu Abramo, Elen Coutinho, o líder do PT na Câmara, vereador Tiago Ferreira.

Em sua fala, Éden Valadares, presidente do PT da Bahia, fez uma avaliação do cenário político no estado e no Brasil. “Precisamos continuar lutando pelo retorno do auxílio emergencial de R$ 600,00, para interromper o crescimento da fome no Brasil, pelo acesso à vacina e a luta pelo impeachment de Bolsonaro”, afirmou.

A diretora da Fundação Perseu Abramo, Elen Coutinho, também destacou sobre a necessidade de ações coordenadas diante do cenário político. “A gente tem muita luta adiante. Precisamos continuar esclarecendo a população sobre o está acontecendo no Brasil, denunciando o Governo Bolsonaro, e sobre a necessidade de lutar por direitos”, disse.

O evento, que vai acontecer até as 17h, terá três mesas de debates. Pela manhã a Análise de Conjuntura, com Débora Rodrigues (Abong) e Senador Jaques Wagner; e a tarde a Apresentação do plano de ação dos mandatos e das mandatas para os espaços que ocupam na Câmara de Vereadores e a Experiências de organização da assessoria e ação coletiva da bancada do PT, com advogada Anhamona de Brito e o deputado estadual Robinson Almeida.

Débora Rodrigues da Abong destacou sobre o desmonte das políticas públicas e as pautas emergenciais. “Governo Bolsonaro está desmontando as políticas de direitos humanos, de assistencialismo e de direitos sociais. É necessário trazer essas pautas para a centralidade do debate da sociedade, em especial, a saúde, com a defesa do SUS e o acesso à vacina; da segurança alimentar; e da renda básica”, afirmou.

O pré-candidato a governador da Bahia, o senador Jaques Wagner, destacou a importância da ação coletiva da bancada para Salvador. “Nós somos a maior ferramenta das trabalhadoras e trabalhadores do Brasil a partir das lutas sociais dos diversos setores sociais. É necessário continuar a formação grupos de debates, as ações nas ruas, fazendo oposição ao governo municipal e concretizar o Fora Bolsonaro. E esta bancada, em parceria com os movimentos sociais, é extremamente importante para o diálogo e construção de um projeto alternativo para a capital, a Bahia e o Brasil”, disse.

Presentes no seminário, as vereadoras e vereadores do PT também ressaltaram a importância do seminário. A líder da oposição na CMS, Marta Rodrigues, falou da necessidade de fortalecer as estratégias do partido e da base de esquerda em Salvador na pressão pela retomada do auxílio emergencial enquanto durar a pandemia e contra a PEC 186, que tenta desvincular educação e saúde do orçamento público. “Salvador é uma cidade formada por pessoas negras e de baixa renda financeira que vive em sua maioria do trabalho informal. Então encontros como estes são importantes para debatermos quais serão nossas ações em conjunto para gerar com urgência emprego e renda na cidade diante dos impactos graves da Pandemia. Temos que fortalecer essa união para amenizar as desigualdades sociais que há marcam Salvador desde sua fundação”, pontuou.

A vereadora Maria Marighella também ressaltou sobre a relevância do encontro diante da conjuntura política da ação conjunta da bancada. “Vivemos um momento de emergência e perdas significativas de direitos. Em Salvador, fundada em desigualdades extremas, a pandemia age de maneira ainda mais violenta. Precisamos de um projeto político capaz de responder às urgências e também orientar futuro. Para isso, precisaremos tanto de estratégias quanto de organização comum”, afirmou.

Um projeto coletivo do PT para Salvador foi destaque da fala do líder do PT na Câmara, Tiago Ferreira. “Esse seminário será para planejar qual tipo de Salvador nós queremos e depois levar a proposta para a bancada de Oposição na Câmara de Vereadores. O PT quer apresentar um projeto de cidade para todos, crianças, jovens, mulheres, movimento negro, e que pense estratégias para este tempo de pandemia e de retomada das atividades pós isolamento social,” disse.

Comentários