Foto: Reprodução
Ato em celebração aos 10 anos da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) 04 de maio de 2021 | 17:48

‘Precisamos ter mulheres liderando os blocos de partidos na Assembleia’, destaca Olívia Santana

bahia

Durante ato em celebração aos 10 anos da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), realizado nesta terça-feira (4) pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), através da Comissão dos Direitos da Mulher, a deputada Olívia Santana lembrou a importância da construção da legitimidade das mulheres, inclusive dentro dos espaços de poder político.

“É preciso, cada vez mais, legitimar as vozes das mulheres. Cada vez que uma mulher é deslegitimada, o machismo ganha. Precisamos que o conjunto da sociedade se envolva com essa pauta. A Assembleia também precisa avançar ainda mais no empoderamento das mulheres da Casa. Precisamos ter mulheres deputadas liderando os blocos de partidos na Alba. Pensar nessa sensibilidade de gênero deve ser um exercício cotidiano e isso acontece quando vemos a estrutura sendo transformada, com a existência de relações de cooperação”, afirmou Olívia, que é ex-secretária da SMP-BA e atual presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia.

O presidente da Assembleia, deputado Adolfo Menezes, abriu o ato e destacou o papel da SPM-BA no empoderamento das mulheres e enfrentamento à violência de gênero. “Podem ter certeza que, durante minha presidência, estaremos juntos, no mesmo propósito, para diminuir a violência contra as mulheres”, destacou Adolfo.

A titular da SPM-BA, Julieta Palmeira, ressaltou que a criação da secretaria “atende a reivindicação dos segmentos de mulheres, é uma política pública, porque envolve as ações e os organismos públicos para que as iniciativas possam ser implementadas”.

Na ocasião, foram assinados dois convênios de cooperação técnica entre os órgãos, um para a produção de conteúdo pela TV Alba, através da Fundação Paulo Jackson, sobre as pautas das mulheres, e outro criando o selo “Respeita as Mina” para a publicação de teses, dissertações, monografias, coletânea de artigos, estudos e outros documentos voltados para o tema.

Comentários