Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
A aplicação da vacina começará na sexta-feira (7) em locais ainda a serem divulgados 05 de maio de 2021 | 21:00

Prefeitura inicia cadastro de vacinação contra Covid-19 para dois novos públicos

salvador

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), deu início ao cadastramento de gestantes, lactantes e puérperas (essas últimas limitadas até 45 dias de após a data do parto) para vacinação contra a Covid-19 em Salvador. A aplicação da vacina começará na sexta-feira (7) em locais ainda a serem divulgados. Também ser[a iniciado o cadastramento dos cidadãos com comorbidade em situação de rua.

O processo funciona de forma semelhante ao cadastro das pessoas com comorbidades. Ou seja, basta acessar o site www.comorbidades.saude.salvador.ba.gov.br para viabilizar a atualização dos dados clínicos dessas mulheres com idade superior a 18 anos que são gestantes, lactantes ou puérperas.

O acesso ao sistema é restrito ao médico que utiliza a mesmo login e senha do site do Cremeb. As gestantes que realizam pré-natal nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) da rede municipal de Salvador serão incluídas automaticamente na lista.

“A orientação é que as gestantes, lactantes e puérperas procurem os médicos onde fazem o acompanhamento para que o profissional realize o cadastro. A inclusão do nome na lista será obrigatória para que possam ter acesso ao imunizante contra o novo coronavírus em nossa cidade. É um procedimento simples, eficaz e que traz mais transparência ao processo de vacinação em Salvador”, justificou o secretário da SMS, Leo Prates.

Pessoas em situação de rua

A inserção dos pacientes com comorbidades em situação de rua na lista será feita pelos médicos que atuam no programa Consultórios de Rua e realizam o acompanhamento contínuo dessa população. Serão contempladas as pessoas com 40 anos ou mais de idade e com comorbidade dentro das elencadas e autorizadas para vacinação pelo Plano Nacional de Imunização. As gestantes, lactantes e puérperas com idade igual ou superior a 18 anos que estão em situação de rua também serão cadastradas pela equipe dos Consultórios de Rua.

Comentários