Foto: Divulgação
Parlamentar vai apresentar projeto que destina parte de lucro da estatal para revitalizar o Velho Chico 16 de junho de 2021 | 20:26

Otto Filho nega ser contra a revitalização do São Francisco: “é fake news dos vendilhões da Eletrobras”

exclusivas

O deputado federal Otto Alencar Filho (PSD/BA) disse, nesta quarta-feira (16), em conversa com Política Livre, que são completamente infundadas as informações que circulam por redes sociais e também em veículos de imprensa segundo as quais ele teria votado contra a revitalização do Rio São Francisco. “Eu e o senador Otto Alencar somos totalmente a favor da revitalização do Rio São Francisco, inclusive o senador foi o único parlamentar a conseguir 900 milhões de reais pra revitalização do Rio São Francisco nos primeiros anos de seu mandato”, disse o deputado federal.

O parlamentar baiano afirma não haver fundamento no condicionamento da revitalização do rio à privatização da Eletrobras. “Eu votei contra a privatização da Eletrobras, essa é a verdade. Mas querem dizer que votei contra a revitalização porque, dentro da MP que foi relatada pelo deputado Elmar Nascimento, há uma previsão de enviar recursos da companhia. Mas reafirmo que não é preciso privatizar a companhia para realizar essa revitalização necessária do São Francisco. Essa história de que sou contra a revitalização é fake news dos vendilhões da Eletrobras”, sustenta Otto Filho.

O deputado federal argumenta ainda que a Eletrobrás é uma empresa de setor estratégico brasileiro que gera lucros anuais bilionários ao governo federal e mantém o custo da energia elétrica baixa para o consumidor, principalmente o mais carente. “Só quem tem a ganhar com a privatização da Eletrobrás são grandes grupos empresariais e investidores que desejam criar um monopólio privado. O povo baiano e brasileiro só tem a perder com a privatização da Eletrobrás”, declarou Otto Alencar Filho.

Otto Filho aponta também que é possível revitalizar o Rio São Francisco sem privatizar a Eletrobrás. “Podem ser utilizados recursos do Fundo de Meio Ambiente e de outros fundos constitucionais. Apresentarei, inclusive, um projeto de lei específico que permita a utilização de parte dos bilhões de reais em lucros da Eletrobrás para viabilizar essa revitalização que é também uma luta do senador Otto Alencar”, apontou o parlamentar baiano.

Ainda segundo o deputado federal, os recursos necessários para a revitalização do São Francisco, conforme os estudos mais recentes, giram em torno de R$ 7 bilhões. “Um ano de lucro da Eletrobras já serviria para realizar essa obra tão importante para os baianos e os nordestinos”, destacou o pessedista.

Davi Lemos
Comentários