Foto: Divulgação
Retirada ilegal de bambu no Terreiro Ilê Axé Icimimó, na cidade de Cachoeira 29 de julho de 2021 | 17:30

Ação de prefeitura e PM flagra retirada ilegal de bambu em Cachoeira

interior

A Prefeitura de Cachoeira realizou uma ação de combate à retirada ilegal de bambu no Terreiro Ilê Axé Icimimó. O flagrante foi realizado pela Secretaria de Obras e Meio Ambiente e o Setor de Tributos. A força-tarefa teve o apoio da Polícia Militar.

“Estamos atentos à situação enfrentada pelas comunidades de Terra Vermelha, Quebra-Bunda e no Terreiro Ilê Axé Icimimó. Pois seguidamente ocorrem denúncias de invasões, ameaças e ações de desmatamento ilegal”, afirmou a prefeita Eliana Gonzaga (Republicanos).

Pessoas flagradas retirando bambu relataram que estavam a serviço de uma empresa. Entretanto, a Prefeitura de Cachoeira informa que não há licença ambiental para retirada do bambu.

De acordo com a gestão municipal, a empresa alega, “de forma insustentável”, ser proprietária de 40% do território do município de Cachoeira.

Após o flagrante, realizado na quarta-feira (28), foi registrado um Boletim de Ocorrência. A Prefeitura, além de notificar a empresa, também está tomando as medidas jurídicas cabíveis para coibir ações arbitrárias e garantir a segurança dos moradores da região e do povo de santo dos terreiros daquela localidade, “cujo território sagrado está sendo ameaçado”, de acordo com a gestão municipal.

“A Prefeitura reafirma o compromisso de garantir a segurança de todos os cachoeiranos, e tomará todas as medidas necessárias para isso. Seguiremos na luta pela garantia de direitos da propriedade da terra e do sustento da agricultura familiar”, afirmou a prefeita Eliana Gonzaga.

Comentários