Foto: Ascom/Inema
A ação teve como objetivo fiscalizar denúncias da sociedade civil referente à criação ilegal de pássaros nativos do bioma Mata Atlântica 23 de julho de 2021 | 15:44

Operação do Inema fiscaliza denúncias de criação ilegal de pássaros nativos da Mata Atlântica

interior

Ao longo desta semana, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizou, através da Unidade Regional (UR) da região Sul, a Operação Fauna Porto Sul, nomeada de “Hórus”, nos municípios de Itabuna, Ilhéus e Canavieiras.

A ação, que teve como objetivo fiscalizar denúncias da sociedade civil referente à criação ilegal de pássaros nativos do bioma Mata Atlântica nos municípios de abrangência do Termo de Compromisso Socioambiental (TCSA) Porto Sul, contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA) e de técnicos da UR Sudoeste.

Entre os dias 19 e 23 de julho foram lavrados 20 autos e apreendidos 288 pássaros de variadas espécies, como: papa-capins, canários-da-terra, curió, sabiás, pássaros-preto, chorão, cardeais, caboclinho, trinca-ferro, sofrê, assanhaço, pintassilgos, bigode, periquitos e papagaios. Além das aves, também foram encontrados e apreendidos 04 (quatro) Jabutis e 01 (uma) Cutia.

Os animais serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Inema, em Cruz das Almas para fins de reabilitação e posterior soltura na natureza.

O cidadão que deseja registrar denúncias de crimes ambientais deve entrar em contato com o Disque Denúncia do Inema através do número 0800 071 1400.

Comentários