Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
CPI da Covid 05 de agosto de 2021 | 10:57

Senador Omar Aziz (PSD-AM) abre sessão para ouvir Airton Soligo

brasil

O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), abriu a sessão para ouvir o depoimento do ex-assessor do Ministério da Saúde Airton Soligo, conhecido como Airton Cascavel.

O empresário atuou de maneira extraoficial no Ministério da Saúde, negociando com secretários estaduais e municipais, mesmo sem ter sido nomeado. Sua oficialização no cargo aconteceu apenas no fim de julho do ano passado.

Com a nomeação, ele continuou a interlocução e chegou a ser chamado de “ministro de fato”. O requerimento de convocação aponta que ele teve papel fundamental na distribuição de insumos e durante o colapso do sistema de saúde de Manaus, no início deste ano.

Cascavel foi um dos principais assessores do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello. Ele deixou o cargo em março deste ano após a saída do general.

Ele chegou a ser nomeado como secretário de Saúde de Roraima pelo governador Antonio Denarium, aliado do presidente Jair Bolsonaro. No entanto, foi exonerado do cargo em junho.
O empresário foi deputado federal por Roraima (1999-2002), estado no qual é um empresário conhecido, e tentou voltar ao posto em 2018, pelo Republicanos, mas não foi eleito.

Raquel Lopes e Renato Machado/Folhapress
Comentários