Foto: Divulgação
Audiência pública com guardas municipais 18 de setembro de 2021 | 14:50

Em audiência pública com guardas municipais, Ireuda Silva reitera compromisso para intermediar diálogo com prefeitura sobre plano de carreira da corporação

salvador

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), em audiência pública com guardas municipais de Salvador nesta sexta-feira (17), reafirmou seu compromisso em intermediar o diálogo com o prefeito Bruno Reis a pedido da comissão independente da corporação, que pleiteia a aprovação do seu plano de carreira.

No evento, a republicana falou aos guardas em nome do prefeito, que se comprometeu a discutir a questão após o Decreto Federal 173, que limita os gastos públicos municipais, e após o desenrolar da PEC 32, que está sendo discutida no Congresso Nacional. Centenas de guardas municipais lotaram o Centro de Cultura da Câmara de Salvador, acompanhando o debate e aguardando resposta da prefeitura.

Desde seu primeiro mandato, a republicana atua em prol das demandas da Guarda. “Na época, procurei o vice-prefeito Bruno Reis para tratar da aposentadoria especial. Antes que eles chegassem na minha vida para tratar desses assuntos, eu já tinha uma inclinação e um admiração muito grande pela Guarda. Quando me inclinei para homenagear as mulheres da Guarda, não foi por cunho político. É um reconhecimento”, pontuou.

Estiveram presentes Bruno da Cruz Carinha, diretor do Sindseps; André Rocha, membro da Comissão Independente dos GCMs; GCM Maciel de Lima, condutor dos trabalhos; Izalfredo Nogueira, presidente da ANAEGM; e o GCM Alan Braga, diretor da FEBAGUAM. Os guardas ressaltaram que a reivindicação não se trata de uma tentativa de confronto com a prefeitura, mas de buscar ampliar o diálogo e trabalhar conjuntamente para a melhoria da qualidade de vida da corporação e do serviço prestado ao município.

A comissão independente, que ressalta não ter a intenção de “fazer baderna”, quer ser ouvida pelo seu “chefe imediato, o prefeito Bruno Reis”.

Semanas antes, o grupo já havia pedido à vereadora para intermediar o diálogo com o prefeito Bruno Reis. “No ano 2018, o plano foi arquivado e através do diálogo foi conseguido o desarquivamento e criação da Comissão da Guarda Civil Municipal, publicada em Diário Oficial. No entanto, de lá pra cá, não houve mais reuniões e nem avanço nos diálogos com gestão tanto da guarda quanto da Prefeitura, especialmente com o secretário de gestão, Senhor Tiago Dantas, que não aceita avançar nas mesmas e hoje segue dessa mesma forma, com os guardas municipais completamente desmotivados”, afirmaram os representantes da categoria em manifesto.

Ainda no evento, a vereadora ressaltou sua luta para implantar a Guardiã Maria da Penha na Guarda Municipal. “Tenho o projeto Guardiã Maria da Penha e Guardiã Maria da Penha nas Escolas, e é uma luta para implantar”, disse.

Comentários