Foto: Divulgação/Sesab
Hospital de Campanha de Itabuna 27 de setembro de 2021 | 17:15

Hospital de Campanha de Itabuna é desmobilizado após atender 413 pacientes

bahia

Após atender 413 pacientes, o Hospital de Campanha de Itabuna foi desmobilizado neste final de semana. A unidade, montada pela Secretaria Municipal da Saúde e administrada pela Fundação Fabamed para ser uma das referências no atendimento a pacientes diagnosticados com Covid-19 na região Sul, funcionou de 26 de março a 26 de setembro deste ano, com uma das menores taxas de mortalidade do Brasil.

A secretária municipal da Saúde, Lívia Mendes, explica que a queda sustentada de novos casos permitiu a desmobilização do hospital. “Fazemos avaliações diárias da situação epidemiológica e verificamos que poderíamos, no momento, desmobilizar a unidade sem prejuízo para assistência ao paciente com Covid-19”, afirma.

O presidente da Fundação Fabamed, José Saturnino Rodrigues, ressalta que “o Hospital de Campanha de Itabuna registrou uma taxa de mortalidade geral de 17,9%, bem abaixo da média brasileira, de 38%, segundo um artigo publicado este ano na revista The Lancet Respiratory Medicine, que analisou mais de 250 mil internações”. Rodrigues pontua ainda que além da excelência assistencial, “a qualidade dos ventiladores pulmonares, camas, monitores e outros equipamentos eram excelentes e ajudaram a salvar vidas.

Na avaliação do médico e diretor do Hospital de Campanha, Eric Ettinger Jr, “cada alta foi uma vitória e tivemos 339 para celebrar. Esta é uma doença que já matou mais de 26 mil baianos e precisamos conter o avanço do vírus com a vacinação e hábitos que aprendemos ao longo da pandemia, como usar máscara, manter o distanciamento social e lavar as mãos frequentemente”. O diretor ainda pontua que a dedicação e o cuidado da equipe assistencial contribuíram decisivamente para a plena recuperação dos pacientes.

Comentários