Foto: Kleidir Costa/Sepromi
Reunião na Sepromi discute denúncias de trabalho análogo à escravidão 23 de setembro de 2021 | 18:15

Sepromi acompanha denúncias de trabalho análogo à escravidão

bahia

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) recebeu nesta quinta-feira (23) representantes da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e sindicatos da categoria com sede na Bahia, Paraíba e Rio de Janeiro, para discutir atuação conjunta nas denúncias de trabalho análogo à escravidão, como o episódio da trabalhadora Raiana Ribeiro, agredida pela ex-patroa no bairro Imbuí, em Salvador.

A titular da Sepromi, Fabya Reis, anunciou que os casos apresentados pelo sindicato serão acompanhados pelo Centro de Referência Nelson Mandela e as vítimas poderão contar com apoio psicológico, social e jurídico. “O racismo estrutura, lamentavelmente, boa parte das relações ainda hoje na sociedade. É perpetuado nas questões laborais, com relatos sobre trabalho forçado, jornada exaustiva, condições degradantes, servidão de toda ordem. Seguiremos contribuindo para apurações e responsabilizações. Também atuaremos no suporte às vítimas, execução de campanhas e articulação da Rede de Combate ao Racismo”, pontuou.

Participaram da reunião também auditoras da Superintendência Regional do Trabalho na Bahia, representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Superintendência de Prevenção à Violência (SPREV), dentre outras lideranças e convidados.

Comentários