Foto: Divulgação/Arquivo
Máscara contra Covid-19 19 de outubro de 2021 | 20:00

Prefeitura de Brumado publica decreto que desobriga uso de máscara contra Covid-19

interior

A Prefeitura de Brumado, no sudoeste da Bahia, publicou um decreto nesta terça-feira (19), no qual desobriga o uso de máscara facial, em local aberto ou fechado, em todo o território do município.

No entanto, o uso de máscara facial continua obrigatório nas instituições de ensino das redes pública e privada do município, para pessoas com sintomas gripais e para indivíduos que estejam infectados pelo novo coronavírus.

No decreto, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) determinou o fim da obrigação na cidade considerando que a cidade “tem 58.777 pessoas elegíveis para a vacina contra a Covid-19 (a partir de 12 anos de idade), sendo que desse total, 88,61% já recebeu a primeira dose e 58,79% a segunda dose”.

Ainda no decreto, o gestor considerou o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a autonomia dos municípios, referente às medidas de enfrentamento da propagação do novo coronavírus.

Além disso, a Prefeitura destacou que os boletins epidemiológicos divulgados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde e publicados na internet apresentam constante diminuição do número de casos ativos de Covid-19 na cidade.

A gestão municipal ainda salientou que desde o dia 3 de setembro de 2021 não houve nenhum registro de internamento no município em decorrência de infecção pela Covid-19 e que, por consequência, foram desativados os leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva para tratar a doença.

Por outro lado, a secretária estadual da Saúde, Tereza Paim, disse que estar vacinado não quer dizer que a população possa andar desprotegida, e apontou que abolir o uso de máscara nessa etapa representa um grande retrocesso na luta à Covid-19.

G1/Bahia
Comentários