Foto: Fábio Pozzebom/Arquivo/Agência Brasil
É possível desenvolver 'muito rápido' vacina contra ômicron, diz cientista de Oxford 27 de novembro de 2021 | 11:13

É possível desenvolver ‘muito rápido’ vacina contra ômicron, diz cientista de Oxford

mundo

O cientista britânico que liderou as pesquisas sobre a vacina Oxford/AstraZeneca contra o coronavírus afirmou neste sábado (27) que é possível criar uma nova contra a variante ômicron “muito rápido”.

O professor Andrew Pollard, diretor do Oxford Vaccine Group, considerou que é “altamente improvável” que esta nova variante se propague com força entre a população já vacinada, “como já vimos no passado” com a variante delta.

Mas se for o caso, “seria possível agir muito rápido”, explicou à BBC, porque “os processos de desenvolvimento de uma nova vacina estão cada vez mais robustos”.

Embora também pense que as vacinas atuais devem servir contra a nova cepa, considerada “preocupante” pela OMS (Organização Mundial da Saúde), afirma que isso só poderá ser confirmado nas próximas semanas.

Vacinas pelo mundo e a aplicação no Brasil
Vacinas pelo mundo e a aplicação no Brasil
Até o momento, nenhum caso com a variante ômicron oi detectado no Reino Unido, um dos países da Europa mais afetados pela pandemia, com mais de 144.500 mortes.

Os fabricantes de outras vacinas, como Pfizer/BioNTech, Moderna e Novavax também se mostraram confiantes em sua capacidade para combater a nova cepa.

Folhapress
Comentários