Foto: Divulgação
Marta Rodrigues 26 de novembro de 2021 | 10:58

Projeto de Marta pede monumento em homenagem às heroínas negras de Búzios

salvador

Presidente da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia Makota Valdina da Câmara Municipal de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues (PT) apresentou ao legislativo um projeto de indicação (513/2021) à prefeitura para que construa um monumento símbolo em homenagem às heroínas negras que atuaram na Revolta dos Búzios.

Segundo a petista, se faz necessário, principalmente para fortalecer a luta antirracista, que se materialize a história e os personagens que aturam nela nos espaços físicos. “Precisamos incentivar o reconhecimento de nossa luta por liberdade e por igualdade não só com a criação de datas comemorativas, mas também com monumentos atrativos, em pontos estratégicos de fácil acesso e com alta frequência de pedestres para o reconhecimento dos fatos e da história”, disse Marta.

A vereadora lembra que em Salvador existem os bustos de heróis negros da Revolta dos Búzios, de Zumbi dos Palmares, dentre outros, mas ainda falta equidade na representatividade das mulheres negras que participaram ativamente dessas batalhas.

“Onde estão Luiza Francisca de Araújo, Lucrécia Maria, Domingas Maria do Nascimento e Anna Romana Lopes? Elas foram fundamentais para a Revolta dos Búzios com a distribuição dos panfletos com reivindicação de melhorias para a população negra, dentre várias outras funções São nossas heroínas e não temos nada sobre ela na cidade”, reforça.

Para Marta, há uma tentativa de apagamento da participação das mulheres em diversas batalhas e lutas, consequência do machismo e do patriarcado. “Na Revolta de Búzios, além dos quatro conjurados é sabida a participação de heroínas negras, mulheres historicamente invisibilizadas dos livros de história. É fundamental a valorização da representatividade do povo negro e da luta abolicionista, mas principalmente da participação feminina e dos movimentos que sofrem com a tentativa de apagamento histórico, cultural e de gênero”, frisou.

O projeto de indicação foi fruto de uma demanda da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), assim como a indicação ao governo do Estado para que a ponte Salvador-Itaparica seja chamada de Maria Felipa;

Revolta dos Malês – A pedido do Movimento Negro, sob a articulação da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), a vereadora Marta Rodrigues também apresentou, em 2017, um projeto de indicação ao Governo do Estado solicitando o acréscimo do nome Malês à Estação do Campo da Pólvora e a criação de monumentos em homenagem aos quatro heróis do movimento (Jorge, Pedro, Gonçalo e Joaquim) e à heroína Luíza Mahin, nas dependências da estação.

Comentários