Foto: Divulgação/Arquivo
O vereador Suíca e a jogadora Formig 30 de novembro de 2021 | 17:12

Suíca homenageia ‘Formiga’ e quer Comenda Maria Quitéria para a jogadora

salvador

A jogadora de futebol baiana Miraildes Maciel Mota, mais conhecida como ‘Formiga’, 43 anos, vestiu a camisa da seleção brasileira pela última vez após 26 anos de serviços prestados. E as homenagens para ela passaram pela sua cidade natal. O vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT), além de encaminhar à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) uma moção de aplausos também quer que a jogadora seja congratulada com a Comenda Maria Quitéria, maior honraria da Casa.

“Essa história de luta precisa ser lembrada diariamente. Mulher negra e que disputou sete copas com a camisa da seleção do seu país. Foi duas vezes vice-campeã olímpica e uma vez vice-campeã mundial de futebol feminino. Merece aplausos pelos serviços prestados e vamos lutar para que ela seja uma das homenageadas com a Comenda Maria Quitéria. Sabemos das dificuldades que ela enfrentou para chegar onde está. A Câmara tem o dever cívico de honrar essa trajetória de vida e homenagear ‘Formiga’”, aponta Suíca.

‘Formiga’ é a atleta, entre homens e mulheres, que mais vezes vestiu a camisa da seleção brasileira. Ela alcançou marcas históricas, como ter participado de 233 partidas oficiais. O detentor do recorde à época era Cafu, que somou 150 aparições pela seleção. A atleta ainda segue no futebol, vestindo a camisa do São Paulo.

Comentários