Foto: Doug Mills/The New York Times/Arquivo
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden 28 de dezembro de 2021 | 21:45

Biden suspende restrições a voos de 8 países africanos devido à variante ômicron

mundo

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira (28) que vai suspender, no dia 31 de dezembro, as restrições de viagem impostas a oito países africanos devido à variante ômicron do coronavírus. São eles: África do Sul, Botsuana, Zimbábue, Namíbia, Lesoto, Eswatini (antiga Suazilândia), Moçambique e Malaui.

“As restrições de viagem […] já não são necessárias para proteger a saúde pública”, detalhou Biden, em um decreto.

A decisão de bloquear a entrada de viajantes desses países foi tomada em 26 de novembro, depois de detectada a nova variante na África do Sul, conforme afirmou na época um porta-voz da Casa Branca.

O presidente afirmou nesta terça que a suspensão das restrições foi decidida com base em recomendação das autoridades sanitárias e acrescentou que os pesquisadores americanos, “em colaboração com os cientistas sul-africanos que detectaram a variante, obtiveram grandes avanços na compreensão da ômicron”.

O nível de perigo é menor do que se acreditava inicialmente, acrescentou Biden, ao argumentar que “os cientistas concluíram que as pessoas vacinadas contra a Covid-19 estão protegidas contra as formas graves” da doença.

Folhapress
Comentários