Foto: Divulgação
João Leão 01 de dezembro de 2021 | 08:03

Direção nacional do PP quer acordo entre Leão e ACM Neto

bahia

O colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles, divulgou que a direção nacional do PP cogita lançar o vice-governador da Bahia, João Leão (PP), ao Senado na chapa do ex-prefeito soteropolitano ACM Neto (União Brasil), caso o governador baiano Rui Costa (PT), de fato, fique até o final do mandato.

De acordo com a publicação, o PP começa a esboçar um novo futuro político para o vice-governador da Bahia. João Leão declarou publicamente que irá apoiar o PT no estado, mas a direção nacional cogita lançá-lo candidato ao Senado na chapa de ACM Neto. A possibilidade é discutida em Brasília caso o governador da Bahia, o petista Rui Costa, decida cumprir o mandato até o final, o que deve ocorrer. Neste caso, o PP poderia apoiar a candidatura de ACM Neto ao governo do estado e lançar João Leão ao Senado. Se Rui Costa decidir se desincompatibilizar do cargo para ser candidato, João Leão assumiria o governo em 2022 e automaticamente se colocaria como candidato à reeleição.

O PT planeja lançar o senador Jaques Wagner à sucessão de Rui Costa. Em nível nacional, o PP deve caminhar com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas as alianças locais podem seguir ritmos próprios. Já ACM Neto busca o apoio do PDT, de Ciro Gomes, para ampliar os palanques para além da centro-direita no estado. Em nota divulgada à imprensa, Leão negou qualquer tipo de acordo com o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, para compor a chapa na vaga ao Senado Federal em 2022.

Leão afirmou ainda que segue trabalhando pela Bahia e em “diálogo constante e responsável” com o governador Rui Costa e os senadores Otto Alencar (PSD) e Jaques Wagner para preservar a base aliada. “Temos transformado a Bahia juntos e, independentemente de quem, lá na frente, for ser o candidato à sucessão, queremos manter o time unido e trabalhando em prol da vida dos baianos e baianas. “, afirmou. “Reafirmo que sou pré-candidato a governador, mas dentro da base. Contudo, todo apoio é importante. Se Neto quiser nos apoiar, conversamos”, acrescentou Leão. ?

Tribuna da Bahia
Comentários