Foto: Divulgação
Pedro Tavares 07 de dezembro de 2021 | 11:37

Pedro Tavares reivindica a requalificação do Parque Solar Boa Vista em Salvador

bahia

Demonstrando preocupação com a situação de abandono do Parque Solar Boa Vista, localizado no bairro de Brotas, na capital baiana, o deputado estadual Pedro Tavares (DEM) apresentou indicação, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), direcionada ao Governo do estado, solicitando a requalificação do espaço. Tavares incorporou ao seu mandato a luta do vereador de Salvador, Marcelo Maia, que cobrou na Câmara Municipal a restauração do casarão.

O Parque Solar Boa Vista é uma edificação histórica de Salvador. Inaugurado em 1984 e localizado no Engenho Velho de Brotas, o monumento já chegou a abrigar as sedes da Prefeitura Municipal de Salvador e da Secretaria Municipal da Educação. Já abrigou também os hospitais São João de Deus e o Juliano Moreira.

“Pedimos que o Governo se sensibilize com essa questão. Lembramos que o casarão do parque foi residência de um dos mais conhecidos poetas brasileiros, o baiano Castro Alves, de projeção internacional, que ao retornar da Europa em 1867, o referenciou em sua poesia A Boa Vista. Esses detalhes revelam ainda mais a importância do local ”, ressaltou.

O deputado frisou também que o Parque Solar Boa Vista é a principal área de cultura, esporte e lazer do distrito sanitário do bairro de Brotas, que é um dos maiores e mais populosos bairros do município de Salvador.

O parlamentar lembrou ainda que é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais e os sítios arqueológicos, como firma o Artigo 23 da Constituição Federal de 1988.

Comentários