Foto: Arquivo Agência Brasil
PF faz operação contra deputado do PL por desvios relacionados a emendas 01 de dezembro de 2021 | 12:20

PF faz operação contra deputado do PL por desvios relacionados a emendas

brasil

A Polícia Federal cumpre na manhã desta quarta-feira, 1º, mandados de busca e apreensão em quatro municípios do Maranhão, em investigação sobre desvio de verbas de prefeituras relacionadas a emendas parlamentares. O alvo é o deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL-MA).

A autorização partiu da ministra Rosa Weber do Supremo Tribunal Federal, que coincidentemente é relatora de ações que pedem o fim das emendas de relator-geral do orçamento. Como o caso tramita sob sigilo, a informação ainda não foi oficializada, mas fontes confirmaram ao Estadão a realização da operação.

Segundo o Estadão apurou, os mandados estão sendo cumpridos nos municípios de Zé Doca, Maranhãozinho, Carutapera e na capital São Luís. A prefeita de Zé Doca, Josinha Cunha, é irmã do deputado federal Josimar Maranhãozinho.

De acordo com em investigações que a PF já vinha conduzindo sobre o deputado, antes da deflagração deste caso, a relação de parentesco e ligações pessoais de Maranhãozinho com prefeitos e secretários municipais fazem parte do modus operandi para desvio de dinheiro em áreas como saúde e infraestrutura. A operação de hoje, segundo uma fonte, está relacionada à infraestrutura.

Maranhãozinho é um dos parlamentares na mira dos órgãos de investigação e controle por desvios em emendas parlamentares. Além dele, há outros nomes que ainda não foram alvos de mandados. Em outubro, o ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, disse que em breve deveríamos ver a deflagração de novas operações.

A ação da Polícia Federal ocorre um dia depois de o presidente Jair Bolsonaro se filiar ao partido de Josimar Maranhãozinho, o PL. O deputado tem relação próxima com o presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto.

Breno Pires/Estadão Conteúdo
Comentários