Foto: Reprodução / Youtube
Prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), fez o anúncio durante entrega do novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Lucaia 14 de janeiro de 2022 | 10:04

Bruno diz que pode não exigir autorização por escrito para vacinar crianças em Salvador

salvador

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, informou que, no sábado (15), serão vacinadas crianças com 11 anos contra a Covid-19. Nesta sexta-feira (14), está prevista a vacinação de crianças com deficiência de organizações sociais. O prefeito ainda informou que houve um atraso no primeiro lote das vacinas, que deveriam chegar às 8h, mas só devem ser entregues às 14h de hoje.

O democrata ainda anunciou que pode não seguir recomendações do Ministério da Saúde que causariam “embaraços” ao processo de vacinação. Um deles é a autorização por escrito dos pais ou responsáveis e a outra é a exigência de espera de até 20 minutos após a aplicação do imunizante para observar possíveis reações adversas nas crianças.

Bruno Reis disse que, se houver aglomeração e filas, deve não obrigar esta espera de até 20 minutos para observar se as crianças apresentarão efeitos adversos à vacina. “Se tiver risco de aglomeração e grandes filas, vou abrir mão dessa exigência. É irrazoável”, disse o prefeito. Ele disse que não cumprirá essa exigência ainda que precise descumprir recomendação do Ministério da Saúde.

O prefeito ressaltou, entretanto, que, embora possa não exigir a autorização por escrito, “a decisão de vacinar as crianças cabe aos pais”. As afirmações ocorreram durante entrega do novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Lucaia. Ele ressaltou que a presença dos responsáveis é suficiente para a vacinação.

Coronavac

“Amanhã, durante todo o dia, teremos unidades e locais específicos para vacinar as crianças de 11 anos. Estão chegando à Bahia algo em torno 88 mil doses, das quais 17 mil devem chegar a Salvador”, disse Bruno Reis. Na capital baiana, ele disse que há 20 mil crianças cadastradas.

O democrata reiterou informação que foi passada na segunda-feira (10) que, se for aprovada pela Anvisa a utilização da Coronavac para vacinar crianças, este imunizantes será aplicado em Salvador. Reis afirmou que, com a Coronavac, terá condições de imunizar cada idade entre cinco e 11 anos por dia. “Quem mais quer vacinar é o prefeito”, disse.

Davi Lemos
Comentários