Foto: Folhapress
A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, e o noivo Clarke Gayford 23 de janeiro de 2022 | 15:20

Primeira-ministra da Nova Zelândia cancela casamento após país impor restrições contra ômicron

mundo

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anunciou sábado (22) que vai adiar a festa de seu casamento com Clarke Gayford depois que o governo impôs novas restrições para tentar frear a transmissão comunitária da variante ômicron.

O país vai determinar a obrigatoriedade do uso de máscaras e limitar reuniões de pessoas a partir deste domingo (23) após a contaminação de nove pessoas com a nova cepa do coronavírus ser identificada. A transmissão comunitária se deu, ironicamente, após uma família viajar da ilha norte para a sul para ir a uma festa de casamento com cem convidados. No deslocamento, a família e um comissário de bordo apresentaram o diagnóstico de Covid.

“Minha festa não vai ser realizada”, disse a primeira-ministra a jornalistas, acrescentando que lamentava por outras pessoas que eventualmente fossem atingidas da mesma forma por causa das restrições. Perguntada sobre como se sentia, ela deu uma resposta resignada: “É a vida. Não sou diferente dos milhares de neozelandeses que sofreram impactos ainda mais dolorosos com a pandemia”.

Reservada sobre sua vida pessoal, Jacinda não tinha revelado a data exata da cerimônia —segundo a imprensa local, a festa aconteceria no final deste mês e contaria com uma apresentação da cantora Lorde, em uma mansão na região de Muriwai. A primeira-ministra e Clarke Gayford, que são pais de Neve, estão noivos desde 2019.

Tida como exemplo de gestão em diversos momentos da crise sanitária, a Nova Zelândia registrou desde o início da pandemia 15.479 casos de Covid e 52 mortes pela doença. Ao todo, 76,2% da população está completamente imunizada, segundo dados da plataforma Our World in Data, ligada à Universidade de Oxford.

Folhapress
Comentários