Foto: Jefferson Peixoto / Secom / Arquivo
Dose de reforço é aplicada em quem tomou duas doses do imunizante ou a dose única da Janssen 20 de janeiro de 2022 | 18:44

Secretaria é acusada de excluir de 3ª dose voluntários da vacina

exclusivas

Um voluntário dos estudos da Oxford para o desenvolvimento da vacina contra a Covid-19, Daniel Miranda, enviou a este Política Livre os relatos que apontam que ele foi excluído da lista da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) para receber a dose de reforço.

“Acabo de ficar 1h40min na fila da vacinação e descubro que não poderei me vacinar porque, ao fazer parte dos estudos da Oxford, meu nome não está na [lista da] SMS. Sou punido por ter me submetido a um experimento em prol da sociedade, tudo isso por falta de organização do sistema de vocês”, escreveu Miranda, em mensagem enviada à página da Prefeitura de Salvador em uma rede social.

O voluntário nos estudos da Oxford disse que, no posto de vacinação, recebeu a informação de que deveria esperar o “liberou geral”, pois os que se submeteram aos testes não foram inclusos no sistema normalmente. “Por que estamos sendo punidos?”, questionou.

Daniel Miranda recebeu uma mensagem da responsável pelos estudos da Oxford em Salvador, que informou que alguns voluntários relataram ter recebido a dose de reforço no Hospital Couto Maia, apresentando o cartão de vacina entregue durante o estudo e com o registro das duas doses recebidas e outros documentos pessoais solicitados pela Secretaria Municipal da Saúde.

“A Secretaria Municipal da Saúde já recebeu a documentação em que certifica que todos os voluntários apresentando o cartão de vacinação recebido pelo estudo, com o registro das duas doses, estão aptos a receber a dose de reforço”, diz a responsável pelos estudos da Oxford. Daniel Miranda atribuiu a exclusão dos nomes dos voluntários da lista dos aptos a receber a dose de reforço do imunizante contra a Covid-19 a “pura incompetência e má vontade” de quem gere essas informações na Secretaria Municipal de Saúde da capital baiana.

Davi Lemos
Comentários